Escola Ademir Dib recebe visita de universitários do Mato Grosso do Sul

Trabalho desenvolvido em Rio Preto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) serve de referência para estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

18 de outubro de 2023

Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Prof. Ademir Dib recebeu a visita nesta quarta-feira, dia 18, de estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que vieram conhecer o trabalho desenvolvido aqui em Rio Preto.

O grupo formado por 11 universitários e coordenado pela professora Milka Helena Carrilho Slavez da unidade de Paranaíba – MS, foi recebido pela diretora da escola Prof. Ademir Dib Gislaine Maria Severiano Vieira, que trabalha na unidade há 9 anos.

O trabalho desenvolvido na escola, que hoje conta com 188 alunos, sendo que o mais velho deles com 84 anos de idade, ultrapassou as fronteiras do Estado de São Paulo por conta da sua excelência, que vai desde o fornecimento do transporte, a alimentação até o acolhimento dos jovens e adultos.

“Para nós essa visita é gratificante. É muito bom poder mostrar o nosso trabalho, ampliar esse atendimento para mais lugares, uma metodologia que a gente acredita tanto e poder mostrar o que fazemos aqui, para que sirva de exemplo para outras pessoas, vale muito a pena “, diz a diretora Gislaine Vieira.

A professora Milka Slavez, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ressalta a importância de conhecer o trabalho no próprio local.

“A visita a alguma escola que oferece EJA ela costuma acontecer, como aconteceu no período da pandemia, mas o que ocorre lá em Paranaíba é que as salas de EJA não estão se formando mais, então fica muito vago pra gente estudar a constituição da EJA, o seu funcionamento, as necessidades metodológicas sem conhecer de fato uma unidade, então procurando me informar a respeito de um local próximo de Paranaíba  soubemos dessa escola, que só atende a EJA e isso está se mostrando bastante proveitoso para essa viagem”, diz ela.

Para a professora Milka Slavez a decisão pela viagem foi acertada. “Essa escola, a Ademir Dib, é uma referência por ter essa prioridade e por ter uma dinâmica de funcionamento específica. Estou aqui fazendo esta visita acompanhada por 11 alunos e a minha impressão está sendo ótima, superando as expectativas. Muito interessante essa dinâmica de trabalho deles”.

O professor da EM Ademir Dib Ricardo Guimarães Giolo, que participou da recepção aos universitários, explica o que mais motiva na condução do seu trabalho com a EJA.

“Dar aula aqui na escola Ademar Dib é muito bom principalmente a questão do reconhecimento da nossa profissão, porque o aluno que é mais novo ele demora a entender a importância da escola e do professor pra vida dele e aqui o pessoal que está voltando agora pra estudar sabe exatamente dessa importância e nos agradece a todo momento e isso é maravilhoso para gente enquanto professor do Ensino Fundamental.  Aqui na EJA é diferente, a cada dia, a cada aprendizado deles é uma conquista muito grande pra eles e eles nos agradecem a todo momento. Eles dão valor, sabem reconhecer”, explica Giolo.

Texto e fotos: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação