Escolas fazem imersão na obra do artista plástico Jocelino Soares

Professoras da rede municipal de Rio Preto incentivam os alunos a conhecer o universo da cultura caipira

7 de novembro de 2023
Conhecimento adquirido serviu para realizar o chamado Preparo Pedagógico de Materiais (PPM)

Duas escolas da rede municipal de ensino de Rio Preto participaram de formação em relação a homenagem aos 50 anos de profissão do artista plástico e escritor Jocelino Soares. O evento organizado em um shopping center da cidade, serviu de inspiração para o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

No encontro de 30 de outubro, diretoras, coordenadoras e professoras puderam mergulhar na rica história da cultura caipira ao participar das contações de causos e conhecer as obras do artista. Também fez parte da celebração o lançamento do terceiro romance “No Sertão dos Ignácios”, da editora Ponto Z. Jocelino é autor também de “Clara, um Romance Caipira” e de “Júlia, a Louca da Aldeia”.

As educadoras das escolas municipais Mário de Moraes Altenfelder Silva, do bairro Eldorado, e Neuza Castro Buzzini, da Boa Vista, aproveitaram o conhecimento adquirido para realizar o chamado Preparo Pedagógico de Materiais (PPM). O encontro teve caráter pedagógico, como explica Maria das Graças, supervisora da Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Nós participamos da comemoração dos 50 anos de profissão do Jocelino, pintor conhecido nacionalmente e internacionalmente. O evento é importante para a educação, para nossa rede, porque se trata de cultura, cultura nossa, cultura do interior. As professoras aproveitam para fazer os programas, desenvolver atividades que valorizem a cultura do nosso povo. Nós temos creches, crianças de quatro meses a três anos de idade, que já aprendem desde cedo a valorizar a cultura dos seus avôs, dos seus bisavôs”, informa Maria das Graças.

Para o artista plástico e escritor Jocelino Soares é uma felicidade contar com a presença dos professores da rede, um reconhecimento do seu trabalho. “É uma alegria estar novamente aqui e receber os professores. Vou contar causos e recitar poesias caipiras”, disse, na ocasião.

Sara Jane Noboa, diretora da EM Mário de Moraes Altenfelder Silva, ressalta o valor das obras para o município. “Estamos aqui para prestigiar o artista plástico Jocelino Soares e a importância das suas obras para nossa cidade, para as nossas crianças, na educação como um todo. O objetivo é identificar e valorizar a nossa cultura, principalmente a cultura caipira”, informou a diretora.

A coordenadora pedagógica da EM Neuza Castro Buzzini, Liliane Amaral, vai na mesma linha. “Estamos no shopping juntamente com toda a minha equipe de docentes, direção e gestão, para prestigiar o Jocelino que é tão importante para a cultura local e para a nossa prática diária, cuja finalidade é levar esse conhecimento para as nossas crianças na escola”.

A exposição reuniu 15 telas e 22 fotos, uma espécie de coletânea que mostra a trajetória artística de Jocelino Soares desde os primeiros rabiscos de 1973 até chegar ao estilo atual. Nascido na Fazenda São Miguel, em Neves Paulista, Jocelino, aos 67 anos de idade, continua um apaixonado pela cultura caipira e traduz todo esse amor nas suas telas por meio das paisagens rurais e figuras típicas do interior. Na juventude, estudou na Escola de Arte Juvenil, na Casa de Cultura de Rio Preto, da qual hoje é diretor.

Texto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação
Foto: Secretaria de Educação