Escolas municipais têm dia de ações de combate à dengue

Atividades fazem parte de campanha contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, realizada em todas as 133 escolas municipais

15 de março de 2019

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, foi tema de diversas ações em escolas municipais de Rio Preto nesta sexta-feira (15/3). As atividades fazem parte da campanha “Rio Preto contra o Aedes aegypti”, realizada pela Prefeitura de Rio Preto em todas as 133 escolas municipais, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde.
Na escola municipal Professora Carmen Nelita Anselmo Vetorazzo, no bairro Bela Vista, o dia começou com o momento cívico e apresentações culturais. A partir das 8h, os alunos saíram em passeata pela vizinhança, com cartazes e panfletos produzidos em sala de aula, com orientações de como evitar a proliferação do Aedes.
Os alunos ainda fizeram uma vistoria no gramado e no entorno da escola, procurando por possíveis criadouros. A escola realizou ainda oficina sobre como produzir repelente natural. Pais e comunidade foram convidados a participar e ver uma exposição de trabalhos feitos pelos estudantes com o tema. À tarde, os alunos distribuíram panfletos e fizeram nova manifestação, desta vez no bairro Dignidade.
Também teve passeata no bairro Santa Catarina, feita pelos estudantes da escola Ieda de Seixas Souza, de manhã e novamente à tarde. A atividade foi o ponto alto de uma semana repleta de ações de conscientização. Nesta quinta-feira (14/3), por exemplo, agentes de saúde estiveram nas salas de aula conversando e orientando os estudantes.

Campanha nas escolas

As orientações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, são realizadas permanentemente nas 133 escolas municipais e fazem parte do plano escolar do município.
Em 2018, a Vigilância Ambiental produziu uma cartilha destinada aos estudantes do Ensino Fundamental com atividades educativas sobre as formas de combate à dengue, ao escorpião e à leishmaniose. O material está em uso nas escolas municipais.