Espetáculos – JBC 2020

Com uma programação que reúne o melhor do teatro nacional de comédia e humor, em suas diferentes vertentes, a 18ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) 2020 será realizada entre os dias 23 e 30 de janeiro. Neste ano terá como palco o Teatro Municipal Paulo Moura, localizado no Complexo Swift.

O REI DA VELA – Abertura

23/01 – 20h | Teatro Paulo Moura

Conhecido como o Rei da Vela, o inescrupuloso empresário Abelardo I aproveita-se da crise econômica no país para emprestar dinheiro para a população faminta com juros altíssimos. Ele se casou com Heloísa de Lesbos, filha de latifundiários falidos do café, só para se aproveitar do nome da família quatrocentona. Submisso ao capital estrangeiro, Abelardo I topa qualquer negócio com os americanos para aumentar seu lucro, mas ele será engolido pelo próprio sistema que ajudou a criar e substituído pelo seu capacho empregado Abelardo II.

Duração: 100 minutos
Faixa etária recomendada: 14 anos

A FARRA DO BOI BUMBÁ

24/01 – 20h | Teatro Paulo Moura

A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi, corta a língua do boi favorito de seu Patrão. O Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. Além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: livre

NO DIA SEGUINTE – A quase história da tevê brasileira

25/01 – 20h | Teatro Paulo Moura

O espetáculo narra a fictícia estreia da tevê brasileira, onde a plateia torna-se o auditório de uma programação ao vivo de 1950. Ao longo do ato inicial, todos acompanham os bastidores da tevê e a sua programação variada: seriado enlatado americano, propagandas, telejornal e telenovela. O público acompanha tudo no palco e nos aparelhos de tevê espalhados pelo teatro, que recebem transmissão ao vivo – assim, podem distinguir o que é transmitido e o que realmente acontece no estúdio, propiciando uma sátira aos bastidores da TV. Ao final do dia de estreia, toda a equipe é surpreendida pelo fato de que será necessário fazer tudo outra vez NO DIA SEGUINTE, sendo que os programas não poderão ser reprisados e que a equipe não programou essa continuidade. A partir deste ponto, a equipe do estúdio repetirá os programas do dia anterior só que agora serão improvisados, tomando como base uma entrevista realizada com uma pessoa do público. Essa entrevista fará parte de um talk show, que marcará o início do Dia Seguinte da TV Anhangá (emissora fictícia da peça).

Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: 12 anos

PEQUENA LADAINHA ANTI–DRAMÁTICA…

25/01 – 22h | Complexo Swift (Mezanino)

26/01 – 19h30h | Complexo Swift (Mezanino)

O corpo administrativo da Instituição Feitosa Bulhões convoca um encontro de emergência com o professor Adalberto Prachedes que acaba de ser formalmente notificado pela Secretaria de Ensino do município por comportamento inadequado em sala de aula. Seu erro, ao que parece, fora tamborilar os dedos inadvertidamente nas costas da aluna Ludmilla Stefanno durante uma inspeção de rotina durante uma prova semestral. Dra Neusa, diretora do estabelecimento, Dona Soraia, secretária pedagógica e Dona Eneida, auxiliar para assuntos administrativos se reúnem ao redor da grande mesa com o referido acusado para tratar das razões que levaram a situação ao presente limite.

Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: 12 anos

H2OBOOM

26/01 – 17h | Teatro Paulo Moura

H2oboom é um espetáculo que mescla, água e explosões. Se inicia em tom poético onde balões e mais balões vão aparecendo, compondo as cenas e dando vida ao cenário. El Gran Enano, um excêntrico palhaço, utiliza suas habilidades e delírios para realizar com cada balão um estouro, onde bolas de ping-pong, engenhocas, mágica, água e muitas explosões acontecem de maneira crescente, rompendo a barreira entre artista e plateia gerando um jogo interativo conduzindo todos ao clímax do espetáculo, onde o palhaço se torna o alvo do Boom.

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: livre

QUEIJO & GOIABADA – Das canções que você não autorizou pra mim

27/01 – 20h | Teatro Paulo Moura

Partindo do clássico “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, e de canções de cunho romântico do “rei” Roberto Carlos, num ir e vir entre a história de amor plagiada e a música não autorizada, “Queijo & Goiabada – das canções que você não autorizou pra mim” é um encontro da Cênica com seus viveres e questionamentos de percurso. Crítico, ácido, tragicômico. É um espetáculo quase ridículo!

Duração: 75 minutos
Faixa etária recomendada: 12 anos

FUZURUFAFA BAFAFAZURU

27/01 – 17h | Jardim Suspenso – Terminal Urbano

A trama é uma brincadeira cheia de presepadas de palhaço e que resgata as matrizes da linguagem cômica e cênica do Grupo. Apresentado no mais alto astral e estilo rueiro, com músicas, sonoplastias e muito improviso, FuzuruFafá BafafáZuru exibe a identidade cômica dos palhaços do Rosa dos Ventos em cenas e números do circo popular brasileiro.

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: livre

SPAGHETTI

28/01 – 20h | Teatro Paulo Moura

Finalmente chegou o dia da tão esperada inauguração deste elegante restaurante estilo “bistrô”. O garçom trabalhou incansavelmente, cuidando dos mínimos detalhes para deixar o local impecável à espera da seleta freguesia. Mas, um “pequeno exagero“ nos brindes com champagne durante a festa de inauguração, será a causa de que as coisas não funcionem da maneira esperada. De repente as coisas parecem ganhar vida, mudam de lugar e uma simples tarefa pode representar um caos; tudo se amotina infernizando a sua vida. O restaurante já está pronto e absolutamente nada pode dar errado para receber o primeiro cliente… ou será melhor dizer a primeira “vítima” do dia?

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: 12 anos

ORDINÁRIOS

29/01 – 20h | Teatro Paulo Moura

Ordinários narra a história de três soldados que, depois de uma longa e angustiante espera, enfim recebem uma missão. Ao avançar para o território inimigo, no entanto, percebem que escondem segredos uns dos outros e que são inadequados para a guerra. Mas, afinal, quem é adequado para a guerra?

Duração: 70 minutos
Faixa etária recomendada: 14 anos

O CIRCO BÉLICO – Encerramento

30/01 – 20h | Teatro Paulo Moura

Uma empresa chega para explorar o seu novo local de investimento. O cenário é de guerra, e o investimento um poço de petróleo. Os funcionários são palhaços que batalham e seguem firmemente a ordem vigente, entretanto sonham e lutam pela paz. Mas a paz, é também a ordem vigente?

Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: 12 anos

Ir para a página do Festival