Espetáculos – JBC 2022

BIRITA PROCURA-SE

• 19/03, sábado, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um
emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrara em seu caminho?
Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: 12 anos

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

• 20/03, domingo, 18h – Praça Matriz São Sebastião – Distrito de Talhado

• 21/03, segunda-feira, 18h30 – Centro Cultural Vasco

• 24/03, quinta-feira, 16h – CEU das Artes Aristides dos Santos

Em rememoração aos 70 anos de morte de George Orwell (1903 – 1950) a Cia. Apocalíptica trás para a cena uma de suas principais obras, A Revolução dos Bichos, que nessa montagem utiliza-se de elementos das fábulas, das sátiras e dos musicais para trazer uma reflexão sobre nosso contexto político atual, tendo como premissa um grupo de animais revolucionários, que eram constantemente maltratados pelos humanos, e tomam o poder de uma fazenda organizando um regime igualitário e justo no local. O equilíbrio é ameaçado, porém, por uma dupla de porcos totalitários que executa um novo e tirano golpe de Estado.

Duração: 70 minutos
Faixa etária recomendada: livre

MÁFIA

• 20/03, domingo, 18h30 – Teatro Municipal Nelson Castro

• 22/03, terça-feira, 19h – Eco Santo Antônio

• 23/03, quarta-feira, 20h – Centro Social do Estoril

A partir do atrito entre a realidade nacional e a indústria hollywoodiana a peça atualiza o conceito clássico de Máfia.
Em meio a lembranças e fake news, o público assiste à construção de um “novo” Poderoso Chefão, não mais aos moldes clássicos de Don Corleone, mas a partir de uma referência mais nacional, tropical e boçal.
Este espetáculo é baseado em fake news “reais”.

Duração: 67 minutos
Faixa etária recomendada: 14 anos

CIRCO EXCÊNTRICO

• 20/03, domingo, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

Que o circo exerce um fascínio encantador sobre as pessoas, já sabemos.
Agora imaginem a arte circense unida à música, teatro e muita versatilidade.
O Circo Excêntrico é um espetáculo de humor, magia e glamour.
A partir do teatro físico e técnicas circenses clássicas (mágica, malabarismo, acrobacias, equilíbrio e ventriloquia) a apresentação conduz o público a momentos de diversão e magia com dramaturgia
cômica, refinada e única.
O espetáculo apresenta uma surpresa para quem espera ver algo circense convencional, pois apesar da aparente dramaturgia e técnicas clássicas, outros elementos narrativos surgem para surpreender e desvirtuar a ordem tradicional.
Os artistas apresentam o circo para além das habilidades virtuosas, oferecendo uma visão
metafórica.
Música, circo e teatro se encontram em espetáculo único!

Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: 10 anos

AOS 50, QUEM ME AGUENTA?

• 21/03, segunda-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

O espetáculo tem como ponto de partida a encenação de textos autorais da atriz Edvana Carvalho sobre a sua experiência enquanto mulher negra, nordestina, professora, artista, que ultrapassa a barreira dos 50 anos e reflete sobre todos os desafios que essas condições impõem à mulher contemporânea.
O monólogo é apresentado em pílulas de conversas, que explora, de forma leve e
bem-humorada, as diversas situações vividas pela mulher madura, frente às demandas de uma sociedade que ainda se guia pela valorização da juventude, machismo, misoginia, racismo e preconceitos diversos, em contraponto ao movimento de empoderamento feminino, que vem se desenvolvendo na recente história mundial.
A encenação é totalmente apoiada no trabalho de interpretação da atriz e na empatia gerada pelo tema e sua dramaturgia, bem como na sua expressão física, desenhada em uma partitura coreográfica que flerta com a dança.

Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: 16 anos

LUNA DE MIEL

• 22/03, terça-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

O espetáculo retrata a história de um casal de palhaços que, após o casamento, saem para a lua de mel, passando por inúmeras aventuras que farão descobrir que o amor e a palhaçaria são os melhores antídotos para as dificuldades.
Luna de Miel é o registro da pesquisa em dança e clown, apropriando-se da linguagem dessas duas artes com características primordiais distintas, para vencer essas diferenças e juntas produzirem um divertido espetáculo de rua que fala sobre o amor, a arte e a vida.

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: livre

MACHO MAN

• 23/03, quarta-feira, 18h30 – Teatro Municipal Nelson Castro

Em cena, três figurões perpassam espaços majoritariamente masculinos numa subversão do ideário macho branco sempre no comando.
Macho Man é um espetáculo criado a partir da pesquisa do mascaramento Drag King.
É uma “carnavandalização” do patriarcado, um abuso de clichês da masculinidade, aproximando pelo deboche e pelo “detox” de categorias históricas eternizadas.

Duração: 40 minutos
Faixa etária recomendada: 18 anos

BYE, BYE, BANGU

• 23/03, quarta-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

Em “Bye, bye, Bangu” Suzy Brasil dá vida à Consuelo, uma mulher aposentada recentemente que resolve propor para três amigas refazerem uma viagem que tinham feito há 25 anos, quando ainda eram jovens e cheias de sonhos.
Enquanto espera as amigas no aeroporto, Consuelo lembra com muito humor as histórias que viveram juntas e as brigas que tiveram, além de se meter em várias confusões típicas de quem parte para uma viagem internacional.
Uma história que vai garantir boas risadas ao público.

Duração: 70 minutos
Faixa etária recomendada: 16 anos

DESAJUSTADA

• 24/03, quinta-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

Desajustada é um espetáculo cômico e sem palavras que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante.
Gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões colaboram para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico.

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: 14 anos

SÁBIAS DO SERTÃO

• 25/03, sexta-feira, 18h30 – Teatro Municipal Nelson Castro

• 26/03, sábado, 18h30 – Centro Cultural Vasco

• 27/03, domingo, 20h – Praça dos Esportes e da Cultura – Distrito de Engenheiro Schmitt

O espetáculo trata dos expoentes da música caipira, Cascatinha & Inhana, primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher que, em sua trajetória, reverencia com primazia a cultura de raiz, o ser, estar e viver artista, o prazer da canção e do encantamento.
O circo e o rádio, presentes na trajetória da dupla, são trazidos à cena por uma companhia ambulante de teatro, com artistas rapsodos que contam, vivem, tocam, dançam e cantam um pouco da vida e muito do rico repertório de toadas, guarânias, rasqueados, boleros, rancheiras e canções imortalizadas nas vozes destes “sabiás do sertão”.

Duração: 70 minutos
Faixa etária recomendada: Livre

UM MUSICAL DE PALHAÇAS – CADA UMA NO SEU QUADRIL

• 25/03, sexta-feira, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

A montagem revela os bastidores de um teste para musical através da vivência de três palhaças.
Nesta nova investida do grupo, conhecido pelo pioneirismo em seus projetos, as palhaças Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães mostram-se multifacetadas com uma encenação que mescla dança, canto e a linguagem circense para revelar as dores e as delícias que é passar pela audição de um musical.
A comicidade e a singeleza da palhaça, somada à expressividade corporal dos números de dança garante um espetáculo dinâmico e engraçado ao expor os desafios e as conquistas dos artistas no desenrolar de um dia de avaliação cênica.

Duração: 45 minutos
Faixa etária recomendada: 14 anos

O PERRENGUE DA LONA PRETA

• 26/03, sábado, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

O “sagrado” direito à propriedade privada, símbolo da cultura oficial, é reinterpretado no espetáculo, que é inspirado na tradição circense.
Nele os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos, pretensamente eternos da ordem vigente.

Duração: 60 minutos
Faixa etária recomendada: Livre

RETUMBANTES

• 27/03, domingo, 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

Quatro artistas buscam a sua forma de ser e estar no mundo, em ressonância paradoxal entre os seus anseios e a incoerência da existência.
Um homem que perdeu a cabeça, gêmeas siamesas de genealogias diversas e um beatboxer malabarista, têm a música como linguagem de interlocução entre eles e também com o seu entorno.
Trata-se de figuras espaventosas que reverberam truques de como inventar formas de existir e ressoar.

Duração: 50 minutos
Faixa etária recomendada: Livre