Estacione Digital atinge marca de 60 mil cadastros

Um em cada quatro motoristas já ativa o tíquete por meio do aplicativo

9 de julho de 2020
Treinamento para novos agentes da área azul. 14/05/18. Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

O sistema Estacione Digital (E-digital) ultrapassou nesta semana a marca de 60 mil usuários. Até as 8h30 desta sexta-feira, dia 9, eram 64.695 cadastros individuais ativos. A ferramenta, que facilita a utilização do estacionamento rotativo, foi lançada em dezembro de 2018,

O consumo de horas por meio do aplicativo E-Digital vem aumentando mês a mês o que, na avaliação do diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), Rodrigo Juliano, indica duas mudanças no comportamento dos usuários das vagas.

“Tem muitos motoristas que estão migrando do cartão físico para o digital, mas também notamos um aumento significativo no índice de respeito ao estacionamento rotativo. Só o nível de ocupação que caiu significativamente por conta das suspensões da cobrança durante a pandemia”, disse.

Os registros mensais da Empro Tecnologia & Informação – que desenvolveu e dá assistência ao sistema – apontaram ritmo constante de adesão ao aplicativo ao longo do ano passado e desaceleração desde março, início da pandemia.

“Fizemos uma ampla campanha de divulgação que envolveu outdoor, panfletagem, faixas, criação de pontos de venda próprios e até mesmo abordagem pessoal. Tudo isso resultou neste montante”, afirma o presidente da Emurb, Rodrigo Juliano.

Segundo ele, os pontos credenciados e o Portal da Prefeitura são atualmente responsáveis pelas ativações de 15% dos tíquetes. Os pontos de venda da Emurb (10%) e os talões (2%). A venda de cartões pelos fiscais E-digital atualmente representa 48% do total e o aplicativo, 25%.

Numeração
A Emurb iniciou, no mês passado, o processo de numeração das vagas do estacionamento rotativo no Centro e no bairro Redentora. Essa identificação é necessária para a implantação de mais uma etapa da instalação do sistema E-digital, que controla o uso do estacionamento público na cidade.

Com a numeração, os motoristas não conseguirão mais acionar novos tíquetes após terem usado a vaga pelo tempo máximo, que é de duas horas no Centro e três na Redentora.

O diretor-superintendente da Emurb, Rodrigo Juliano, adiantou, no entanto, que a restrição automática ao uso das vagas só será colocada em funcionamento em dezembro para incentivar a rotatividade durante as compras de fim de ano.

“Na hora de acionar o tíquete, o motorista terá de informar o número da vaga. Caso já tenha extrapolado o tempo, haverá a recusa no próprio sistema e o usuário terá de tirar o carro da vaga”, explica.

Atualmente, esse controle é feito em forma de orientação pelos fiscais que atuam no Estacionamento Digital. “Quando o agente nota que a pessoa já utilizou pelo

Infração

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desrespeitar o estacionamento rotativo é infração grave que sujeita o motorista à multa de R$ 195,23 e gera 5 pontos na carteira.