Estudantes da rede municipal de Rio Preto têm aulas de robótica em parceria com o IFSP

Os 75 alunos das escolas Roberto Jorge e Luiz Jacob receberão aulas três vezes na semana no prédio do Instituto Federal

4 de maio de 2022

Uma parceria entre a Prefeitura de Rio Preto, por meio secretaria de Educação e o Instituto Federal de São Paulo, permitirá que 75 alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, façam aulas de robótica, com objetivo do desenvolvimento do raciocínio lógico, através de programações de robótica e jogos digitais.

Segundo a coordenadora do projeto Luciane Cavalcanti, que é doutora em Ciências na área Física Computacional, a programação ajuda as crianças não só a aprender a solucionar problemas, como também auxiliam no aprendizado de disciplinas comuns da grade curricular.

“Pesquisas revelam que ao programar as crianças aprendem a solucionar problemas, a comunicar suas ideias e planejar e estruturar projetos. Habilidades úteis para o mercado de trabalho e para a vida”, explica.

Os 75 alunos das escolas Roberto Jorge e Jacob receberão as aulas três vezes na semana às segundas, quintas e sextas-feiras no prédio do Instituto Federal.

Os alunos envolvidos foram apresentados ao projeto na segunda-feira, dia 2 de maio. Participaram de atividades de iniciação com uso da plataforma Khan Academy e a Hora do Código, gerenciados em turmas, com seus respectivos professores para o acompanhamento das atividades e o ranking da gamificação logo nesta primeira etapa.

Os alunos terão acesso aos seguintes conteúdos:

• Programação de Jogos com Scratch
• Projetos de Eletrônica e Automação com Tinkercad
• Robótica com Lego
• Programação com Arduino e linguagem C
• Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática e Olimpíada Brasileira de Robótica
• Atividades Autônomas de Projeto
• Apresentação de projetos