Estufa de Hidroponia recebe participante da Colônia de Férias do Parque Ecológico

A Estufa, que fica ao lado do Parque, produz 3 mil pés de alface por mês. Além de produzir hortaliças direcionada a famílias em situação de vulnerabilidade social, o projeto tem objetivo pedagógico

13 de julho de 2018

A Estufa de Hidroponia da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto recebeu ontem (12) 80 crianças que participam da Colônia de Férias do Parque Ecológico “Danilo Santos de Miranda”, também chamado de Parque Ecológico Sul.

A Estufa, que fica ao lado do Parque, produz 3 mil pés de alface por mês. As hortaliças são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto tem objetivo pedagógico.

“A ideia é divulgar a tecnologia da hidroponia para produtores, mas também para crianças, entre elas as que são da rede municipal de ensino. Acredito que essa atividade é um estímulo para uma alimentação mais saudável, já que o público infantil não costuma achar legumes e verduras tão atrativos”, comenta o engenheiro agrônomo responsável pela Estufa, João André do Amaral.

Raul chegou tímido, mas logo se envolveu nas atividades na Estufa: “Me mudei pra Rio Preto com minha família há um mês. Achei que não ia me enturmar. Mas logo comecei a participar e aprender coisas sobre tipos e alface, por exemplo”.

“A alface cultivada na terra demora uns 90 dias pra ser colhida, enquanto a da hidroponia leva 30”, conta Lívia, que saiu com a lição na ponta da língua. “Essas alfaces vão para o Banco de Alimentos, que distribui para as pessoas que precisam”, completa.

Carla Maestra é coordenadora do Parque Ecológico, e conta que a programação da Colônia de
Férias foi pensada para unir diversão e conhecimento.

“O Parque Ecológico tem uma função educativa também. Por isso promovemos a oficina na Estufa, promovemos orientações com os Bombeiros, também sobre trânsito. Na semana que vem, ainda teremos escola de teatro e uma competição saudável de gastronomia, com as nutricionistas da Educação”, conta.

Pra quem quiser, ainda dá tempo de participar, pois as atividades vão até dia 20 de julho. Os responsáveis precisam fazer a inscrição no próprio Parque, levando certidão de nascimento e/ou RG da criança (original e cópia). Podem participar crianças 7 a 10 anos de idade. A Colônia de Férias acontece de terça a sexta-feira, entre os dias 10 e 20 de julho, das 13h às 17h.

Durante esse período, o funcionamento do Parque segue normal: de terça a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. O Parque Ecológico fica na avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 1300, no São Francisco.

Marcella Moreira