Evento em Rio Preto discute as Cidades Inteligentes

O uso cada vez mais generalizado e intenso da tecnologia na solução de problemas urbanos, na elaboração de políticas públicas […]

28 de julho de 2021

O uso cada vez mais generalizado e intenso da tecnologia na solução de problemas urbanos, na elaboração de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida nas cidades e na gestão dos recursos e na infraestrutura: este é o tema do evento “Cidades Inteligentes (Smart Cities) Tendências, Cases Reflexões”, organizado e promovido pela Prefeitura, Parque Tecnológico, Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) e Acirp (Associação Comercial e Empresarial) de Rio Preto.

O evento será apresentado nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 17 horas, no modelo híbrido, aberto ao público de forma virtual, gratuita, por meio da plataforma do Youtube. Participam de forma presencial o prefeito Edinho Araújo; o vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone; o presidente da Acirp Kelvin Kaiser; o vice-presidente do Conselho Gestor do Partec Gilberto Mariano; e o diretor-presidente da Apeti Marcelo Lourencin. No modo virtual, participarão o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis Marcos Lichtblau; o especialista Newton Frateschi (PHD em Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Campinas; o diretor de políticas públicas da prefeitura de São José dos Campos Peter Ribeiro; e o subsecretário de Inovação e Tecnologia da prefeitura de São Caetano do Sul Luiz Morcelli.

“Será uma discussão de alto nível neste momento do avanço da inovação tecnológica, especialmente para a melhoria dos serviços prestados à população, ampliando a conexão entre o poder público, os órgãos municipais e a comunidade em áreas como mobilidade, economia, governança e meio ambiente”, afirma o vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone.

“Uma das principais definições de Cidade Inteligente (ou Smart City) é a de um ecossistema urbano inovador, caracterizado pela utilização maciça de tecnologia e inovação na gestão municipal. Vamos tratar de projetos em elaboração e das ações que já foram implantadas com sucesso em cidades brasileiras”, explica Gilberto Mariano, vice-presidente do Conselho Gestor do Parque Tecnológico.

Uma Cidade Inteligente é a que usa tipos diferentes de sensores eletrônicos para coletar dados e empregá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente. Incluindo dados coletados de cidadãos, dispositivos que são processados e analisados para monitorar e gerenciar sistemas de tráfego e transporte, usinas de energia, redes de abastecimento de água, gerenciamento de saneamento básico, detecção de crimes, sistemas de informação, escolas, livrarias, hospitais e diversos.