Favela Marte tem 211 casas prontas para receber cobertura e acabamento

Montante representa mais de 88% do total das moradias

8 de novembro de 2023
Vista aérea da Favela Marte 3D; foto: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto

Autoridades visitaram no início da tarde desta quarta-feira, 8, as obras da Favela Marte 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). Edinho Araújo, mesmo de férias, acompanhou o prefeito em exercício Paulo Pauléra, o CEO do Instituto Gerando Falcões, Edu Lyra; Amanda Oliveira, CEO do Instituto Valquírias World; Benvindo Neri, líder comunitário da Favela Marte 3D; o superintendente do Semae, Nicanor Batista; a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta; o secretário de Habitação interino, Dani Mateus; representantes da secretária de Obras e das empresas Constroeste e CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado.

“Uma alegria estar aqui novamente. Mensalmente nos reunimos neste local, junto com os atores responsáveis pela obra, para avaliar o andamento de todo o serviço. Hoje, acompanho o prefeito em exercício, Paulo Pauléra, que também representa o nosso Legislativo. A Favela Marte é uma realidade, um exemplo de união e de esforços, para transformar o espaço em um cenário de igualdade social”, disse Edinho Araújo.

A Favela Marte 3D terá 239 moradias, sendo 10 sobrados que serão destinados às famílias com filhos e que precisam de uma área comercial para dar continuidade aos trabalhos já desenvolvidos anteriormente. Outras 25 residências terão acessibilidade para atender os moradores com algum tipo de deficiência, idosos ou pessoas acamadas. Os lotes das unidades possuem 94 metros quadrados, sendo 121 casas com um dormitório e 118 com dois. As plantas possuem projetos únicos, levando em consideração a característica de cada morador.

Segundo a CDHU, das 239 unidades, 211 já estão com fundação e alvenaria prontas; 119 já possuem laje e 39 já receberam cobertura.

Segundo o superintendente do Semae, Nicanor Batista, a autarquia já realizou os serviços de infraestrutura para água e esgoto. “Estamos na fase final da obra da subadutora, que vai trazer água lá do Ulisses Guimarães para atender o bairro. Todo o trabalho até aqui segue dentro do cronograma, sem intercorrências”, disse.

O projeto, que possui investimentos na ordem de pelo menos R$ 58 milhões, sendo R$ 28 milhões por parte do Estado, mais de R$ 15 milhões para a Prefeitura, que realiza obras de infraestrutura e, a mesma quantia é projetada por meio do trabalho da ONG Gerando Falcões, com captações complementares junto à iniciativa privada.

O trabalho de pavimentação das ruas da Favela Marte também já começou. A Constroeste iniciou ainda a instalação de bocas-de-lobo, guias e sarjetas. A parte elétrica, que será executada parte pela secretaria de Obras e parte pela CPFL, já está com planejamento pronto para execução. Para que essa etapa seja executada, é preciso aguardar o avanço das obras de pavimentação no local.

Dani Mateus, secretário interino de Habitação, destacou que o loteamento já foi aprovado e que as matrículas já foram registradas em cartório. “Todos os moradores da Favela Marte terão suas escrituras individualizadas, assim que os imóveis forem entregues. Toda a documentação já foi regularizada e registrada em cartório”.

Benvindo Neri, líder comunitário da Favela Marte 3D comemorou quando o secretário de Habitação informou sobre as matrículas das residências. “Acompanho tanta gente que sonha com a sua casa e, ao receber essa notícia, de que teremos a nossa escritura, fico extremamente feliz e aliviado. Uma ação que reúne vários setores para acabar com a desigualdade em um País tão rico”.

As obras na favela Marte 3D começaram com a demolição dos barracos, em agosto de 2022. A previsão oficial é que as casas sejam entregues ainda no primeiro semestre de 2024, logo após todas as vistorias de liberação.

Paulo Pauléra, prefeito em exercício, destacou o papel do gestor público e a importância da união para realização de projetos como o da Favela Marte. “Estamos na vida pública para fazer a coisa acontecer. Representamos uma população que espera de nós ações que resultem em benefícios para toda a comunidade”.

Amanda Oliveira, CEO do Instituto Valquírias World disse que, com a chegada da Gerando Falcões, a Favela Marte ganhou voz. “Estamos diante de uma obra que trouxe uma revolução social para as famílias e todos os envolvidos nesse processo”.

Edu Lyra encerrou as falas dizendo que a Favela Marte mudou também sua forma de se relacionar com o mundo, de uma forma geral. “Com essa obra, eu descobri que também precisava de humildade. Humildade para reconhecer que preciso de outras peças para completar esse quebra-cabeça. Aqui foi preciso valorizar cada técnico, cada trabalhador, cada participante do processo. Aprendi ainda, após contatos com o prefeito Edinho Araújo, que o caminho também é de colaboração com o Poder Público, algo que eu me recusava a fazer até então”.

O projeto de reurbanização da Favela Marte é uma parceria do Poder Público (município de Rio Preto e governo do Estado) e também da iniciativa privada. A ideia é fazer com que a concepção de Favela 3D seja modelo para todo o País.

A construção das casas ficou sob responsabilidade da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado.

Histórico da ocupação – Favela Marte 3D

A ocupação da favela localizada na Vila Itália, em Rio Preto, teve início em outubro de 2013 e atualmente se estende em uma área total de 50 mil metros quadrados.

A Prefeitura de Rio Preto afirma que, em 22 de outubro de 2013, a Inspetoria Fiscal de Posturas da Secretaria Municipal de Habitação identificou ocupação irregular em área particular, do loteamento irregular denominado Santa Catarina Retalhamento.

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti e Marcos Morelli/Pref. Rio Preto