‘Festa dos 100 Livros’ em escola de Rio Preto revela a importância da leitura

Cerimônia celebra feito de alunos e professores da escola Orestes Quércia, compartilhando conteúdo de 100 obras literárias diferentes

24 de agosto de 2023
Alunos da escola Orestes Quércia comemoram a marca de 100 livros lidos

Quarta-feira, dia 23 de agosto, foi dia de festa com direito a bolo, pipoca, sucos e muitas bandeirinhas e balões coloridos que enfeitaram a escola municipal Doutor Orestes Quércia, no Solo Sagrado, em Rio Preto.

O motivo da comemoração foi o marco alcançado pelos alunos de 100 livros em que os conteúdos foram conhecidos por meio da leitura dos professores. Foi um dia especial, em que diretoria, coordenação pedagógica, professores, alunos e familiares puderam celebrar o fato de as crianças terem conhecido 100 obras literárias diferentes, 100 novas histórias.

“A nossa ‘Festa dos 100 Livros’ nasceu da importância que a leitura literária tem no nosso cotidiano escolar. As crianças, por meio da interpretação das professoras que fazem a leitura, têm todos os dias acesso a livros de qualidade, com aspectos gráficos bem cuidados, vocabulário rico e histórias capazes de provocar emoções e sensações. A literatura humaniza. É primeiramente por acreditar nisso que investimos nesta atividade para os pequenos”, explica a coordenadora pedagógica Célia Regina da Silva.

Segundo a coordenadora Célia, a escola é um espaço privilegiado para que as crianças leiam, pois fora da escola as crianças têm permanecido muito tempo em frente às telas de celulares, tablets, computadores e TVs. “Queremos as crianças com livros nas mãos, sentindo a textura, o cheiro, com olhos e ouvidos encantados. Que levem esse hábito para a vida”, diz ela.

Atualmente 196 crianças de 4 e 5 anos de idade estão matriculadas na escola Orestes Quércia de Educação Infantil, sendo que 47 alunos estudam em período integral. E a festa, segundo as educadoras, é para estimular o hábito pela leitura e o gosto pelos livros.

“As professoras realizam a leitura para as crianças na sala de aula praticamente todos os dias. Além disso, nós temos o projeto ‘Histórias Andantes”. No final da semana, às sextas-feiras, nós montamos uma sacola literária para que as crianças levem livros para casa, para compartilhar a leitura com os pais ou responsáveis”, informa a diretora da escola Vivian Cristine Xavier Nadotti.

Durante a “Festa dos 100” foram feitas decorações em vários espaços da escola, havia os cantinhos de leitura, móbiles pendurados no teto com trechos e capas de livros, na parede do ginásio foi colada uma lista com o nome de todos os 100 livros utilizados na atividade pedagógica e no chão as crianças montaram um tapete plastificado com as capas de livros que elas mais gostaram. Pais, familiares e responsáveis presentes receberam de lembrança marcadores de livros personalizados.

Maior investimento já feito para o acervo literário

No final de maio, foram entregues 7.900 livros para o acervo literário dos alunos do Ensino Fundamental. O acervo é formado por 67 títulos distribuídos para as 44 escolas de ensino fundamental, sendo 29 títulos para os anos iniciais (1º a 5º ano) e 38 títulos para os anos finais (7º a 9º ano).

No início de abril, foram entregues mais de 21 mil livros ilustrativos, para 108 escolas infantis da rede. Foram apresentados 76 títulos que as escolas, inclusive as parceiras, receberam para compor as bibliotecas. O acervo foi selecionado exclusivamente para bebês e crianças de 0 a 5 anos, desde o berçário até a Etapa 2 com diversidade de assuntos e destaque para temas étnico-raciais.

O investimento total feito pela secretaria de Educação em livros literários neste ano, foi de R$ 876.092,20, sendo R$ 636.395,20 em livros para educação infantil e mais R$ 239.697,00 para o Ensino Fundamental, o maior já registrado.

“Nossa equipe pedagógica fez muitos estudos e pesquisas para que nossos alunos recebam materiais atuais e capazes de promover o máximo de estímulos para cada faixa etária”, explicou a secretária de Educação Fabiana Zanquetta.

Texto e fotos: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação