Ações Formativas – JBC 2020

A programação do Janeiro Brasileiro da Comédia valoriza a arte do encontro entre artistas participantes, público e classe artística local.
As ações formativas reforçam o caráter experimental do JBC e dialogam diretamente com os espetáculos apresentados.
Gratuito.

WORKSHOPS

Inscreva-se aqui

O ATOR AUTORAL E SEU CORPO

25/01, sábado, 10h às 12h – Complexo Swift – Sala Chaminé

A oficina consiste no exercício de interpretação onde os participantes deverão se entregar à força física, permitindo assim, a liberdade na atuação, chegando ao desenvolvimento básico da musculatura e dos sentimentos. Dessa forma, a oficina propõe o despojamento e a libertação de qualquer vício do ator, onde cada personagem é um novo ser e deve ser interpretado a cada momento.
Neste sentido, forma-se na expressão exterior a voz, o gesto e a palavra, trazendo ao ator o jogo da verdade; não há verdade na expressão se a modalidade expressiva exterior não corresponder a um impulso interior.
O reenquadramento de dramaturgia e da cena em moldes desvencilhados de normas e padrões: é esse afã de buscar uma nova significação para a realidade cênica e, por ela obrigado, o forjamento de novas formas, que serão repassados, como campo de experiência a linguagens diversificadas. Através da fragmentação a palavra se dobra em texto cênico.
O ator consciente: essa é a proposta; fazer com que o ator utilize o seu objeto de estudo, o corpo, a voz e a alma cênica transformem-se em movimento, interpretação e impulsos verdadeiros, mesmo havendo uma marcação assumida dentro do espetáculo.
Classificação indicativa recomendada: 16 anos

IMPROVISAÇÃO PARA ATORES E NÃO ATORES

26/01, domingo, 9h às 12h – Complexo Swift – Sala Chaminé

O trabalho de improvisação é baseado em ferramentas simples, que podem ser aprendidas em algumas horas de oficina e precisam ser praticadas continuamente. Usando os conceitos básicos de improvisação, o participante consegue se desenvolver e se relacionar melhor em seu ambiente de trabalho.
Durante os 19 anos de existência e do processo de pesquisa do espetáculo “No dia seguinte – a quase- história da tevê brasileira”, o Antropofocus desenvolveu um mecanismo de trabalho, aplicando exercícios ligados à criação de cenas improvisadas.
Com o objetivo de popularizar a improvisação como forma de desenvolvimento pessoal, profissional e emocional, o Antropofocus oferece este workshop direcionado para atores e não atores de forma que os participantes explorem a sua potência criativa, através dos conceitos de improviso: prontidão, escuta e trabalho em equipe.
Classificação indicativa recomendada: 16 anos

ACROBACIAS DE SOLO

27/01, segunda, das 9h às 12h – Complexo Swift – Sala Chaminé

O Rosa dos Ventos propõe uma oficina de acrobacias onde proposta é que os participantes vivenciem essa técnica da forma como ela é inserida no treinamento do grupo, como uma prática de desenvolvimento de habilidades pessoais. Uma prática corporal que estimule o conhecimento e a superação dos limites de cada indivíduo e do grupo que ele está inserido.
Serão praticadas paradas de mão individual e coletiva, rolamentos de solo e aéreo e pirâmides humanas. O processo é gradativo e os exercícios são propostos de acordo com a evolução dos participantes.
Pretende-se ainda que os participantes identifiquem nessa vivência a possibilidade de um treinamento puramente técnico, ser o caminho para o processo criativo dentro das artes cênicas.
Classificação indicativa recomendada: 16 anos

POÉTICAS DO MALABARISMO

27/01, segunda, das 10h às 13h – Complexo Swift – Mezanino

Em este processo vamos a passar por uma experiência individual colaborativa que propõe investigar a consciência e atenção dentro do espaço-tempo ocupado, tendo como ferramenta o corpo e os objetos de malabares.
Os procedimentos a desenvolver: investigação e relação do objeto – corpo
– técnica de malabarismo – respiração, postura e atenção – exercícios de pratica – criação de partitura interna e externa – dispositivos de escrita.
– composição cênica.
Pré-requisitos:
– Nível técnico: Iniciante, intermediário e avançado;
Classificação indicativa recomendada: 18 anos

PALHAÇARIA E COMICIDADE FÍSICA

28/01, terça, das 9h às 12h – Complexo Swift – Sala Chaminé

Na oficina, serão abordados os pontos que compõem o universo da palhaçaria, propondo aos participantes a ampliação de seus recursos, repertório e vocabulário para a prática circense, contribuindo para sua formação artística nesse universo. Serão apresentados exercícios com técnicas corporais, a comicidade física e entradas clássicas de palhaço.
Público-alvo:
Profissionais ou estudantes de artes cênicas e iniciantes nas artes circenses e do palhaço. O curso será mais bem aproveitado por participantes que já tiverem o mínimo de conhecimento em práticas acrobáticas.
Classificação indicativa recomendada: 16 anos

DIÁLOGOS CÊNICOS ENTRE O CLÁSSICO, O POPULAR E O CONTEMPORÂNEO

28/01, terça, das 9h às 12h – Complexo Swift – Mezanino

Por meio de atividades práticas, os ministrantes irão discutir com os participantes os possíveis diálogos entre elementos do teatro clássico, popular e contemporâneo, experimentados no processo de montagem do espetáculo.
A proposta é oferecer jogos e exercícios de improvisação sobre os temas abordados no processo de pesquisa e montagem do espetáculo, partindo da poética e seus diálogos com o teatro popular e a comédia.
Classificação indicativa recomendada: 14 anos

CLOWN – COMO SE FOSSE A ÚLTIMA VEZ

29/01, quarta, das 9h às 12h – Complexo Swift – Sala Chaminé

Neste workshop, Lily Curcio compartilha, através de uma perspectiva “xamânica”, o universo do clown.
Tomando algumas das características, técnicas e práticas corporais que caracterizam ao universo xamânico (loucura controlada, parar o diálogo interno, os “não fazeres”, etc.), preparamos o corpo e as emoções de cada participante com atividades onde o foco é o deslocamento parcial da percepção e a energização de determinados centros energéticos corporais, para que num segundo momento possamos agir, pensar, ter uma lógica diferente daquela de todos os dias: a lógica característica do clown.
O clown e o xamã, o primeiro no picadeiro ou no palco e o outro dentro de um ritual. Ambos seguem cegamente uma sagrada intuição, um caminho sem dúvidas, um caminho onde cada passo, cada mirada e cada gag deixa uma marca no espectador: um caminho com coração.
Por meio de improvisações e jogos específicos, tentamos derrubar e analisar muitas das nossas couraças para poder recuperar o ridículo e o essencial de cada um de nós. O jogo e o prazer constante são as ferramentas para esta busca, além do respeito e a tremenda coragem para enfrentarmos com todas nossas faces.
Classificação indicativa recomendada: 16 anos

DEBATES

Processo criativo do espetáculo “O rei da vela” – Parlapatões, Patifes e Paspalhões – São Paulo/SP

23/1, 22h, Teatro Municipal Paulo Moura

Processo criativo do espetáculo “A farra do boi bumbá” – Os Ciclomáticos – Rio de Janeiro/RJ

24/1, 21h, Teatro Municipal Paulo Moura

Processo criativo do espetáculo “No dia seguinte – a quase história da tevê brasileira” – Antropofocus – Curitiba/PR

25/1, 21h30, Teatro Municipal Paulo Moura

Processo criativo do espetáculo “H2OBoom” – Regazzoni e Tressi Produções – São Paulo/SP

26/1, 18h, Teatro Municipal Paulo Moura

Processo criativo do espetáculo “Pequena ladainha anti–dramática para a reunião de emergência dos catedráticos da Instituição Feitosa Bulhões a excelência do ensino em mais de cinco décadas de funcionamento – Cia do Bife – São Paulo/SP

26/1, 20h30, Complexo Swift – Mezanino

Processo criativo do espetáculo “Fuzurufafa Bafafazuru” – Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP

27/1, 18h, Jardim Suspenso – Terminal Rodoviário

Processo criativo do espetáculo “Queijo & Goiabada – das canções que você não autorizou para mim” – Cia Cênica – São José do Rio Preto/SP

27/1, 21h30, Teatro Municipal Paulo Moura

Processo criativo do espetáculo “Spaghetti” – Seres de Luz Teatro – Campinas/SP

28/1, 21h, Teatro Municipal Paulo Moura

Processo criativo do espetáculo “Ordinários” – LaMínima – São Paulo/SP

29/1, 21h30, Teatro Municipal Paulo Moura

Processo criativo do espetáculo “O Circo Bélico” – Trupe da Lona Preta – São Paulo/SP

30/1, 21h, Teatro Municipal Paulo Moura

Mediador: Alexandre Mate
Professor aposentado dos cursos de Bacharelado e Licenciatura do Instituto de Artes da Unesp. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição.

Faça o Download da Grade de Programação!
Ir para a página do Festival