Gestores da Educação terão formação com objetivo de superar metas do IDEB

Projeto de formação será ministrado pelo CENPEC, a partir de uma doação da iniciativa privada formalizada nesta segunda-feira (11/2)

11 de fevereiro de 2019

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Pública de Gestão, irá realizar um Projeto Político Pedagógico de formação e capacitação com gestores do ensino municipal, com o objetivo superar as metas do IDEB (Indice de Desenvolvimento de Educação Básica) do município para 2019.

O projeto de formação será ministrado pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. Os custos do programa vêm da iniciativa privada, por meio de uma doação da empresa Expresso Itamarati, que irá pagar diretamente ao CENPEC o valor de R$ 192,9 mil durante o período de formação. O termo de doação foi assinado nesta segunda-feira (11/2), no gabinete do prefeito Edinho Araújo, com a participação da Secretária de Educação, Sueli Costa, do diretor geral da Escola Pública de Gestão, Celso Tucci, e do diretor da Expresso Itamarati, Valdeir Zanin.

A Itamarati já realizou a iniciativa em outros municípios e traz agora o projeto a Rio Preto, que superou as metas do IDEB para 2017. Com a realização da formação, que vai até dezembro, o município esperar superar as metas projetadas para 2019.

“Após análise de diferentes formadores, o projeto do CENPEC foi selecionado por apresentar uma proposta que atende adequadamente a concepção do projeto de trabalho da Secretaria da Educação”, afirma a Secretária Sueli Costa. A formação tem como público alvo os gestores de ensino: supervisores, diretores de escola e coordenadores pedagógicos. Serão dez encontros ao longo do ano, com a participação de 40 gestores, que se tornarão disseminadores dos conteúdos trabalhados. Também estão programadas nove palestras formativas para 2700 educadores da rede municipal, entre professores e gestores. A formação será organizada por meio da estrutura da Escola Pública de Gestão.

IDEB
O objetivo final da formação é ter impacto positivo nos resultados do IDEB. Para 2017, a meta do município de Rio Preto para os Anos Iniciais (alunos do 5º ano) era de 6,6, mas o resultado foi 6,9. Já entre os Anos Finais (os alunos do 9º ano), o resultado foi de 4,9, também acima da meta de 4,8. O programa de formação visa superar as metas de 2019, que são de 6,9 para os Anos Iniciais e 5,1 para os Anos Finais.