Governador em exercício Carlão Pignatari anuncia investimentos para Rio Preto e região

A cidade será contemplada com a construção de novas escolas, um Centro de Longevidade e outros investimentos

27 de outubro de 2021

O prefeito Edinho Araújo recebeu no início da tarde desta quarta-feira, 27, o governador em exercício Carlão Pignatari, o secretário de Educação Rossieli Soares, o secretário de Saúde do Estado Jean Gorinchteyn e o secretário da Justiça e Cidadania Fernando José da Costa para anúncios ligados à Saúde, Educação, Infraestrutura e Assistência Social. O encontro foi no auditório Abreu Sodré, no 9º andar do Paço Municipal.

Entre os anúncios para Rio Preto, o secretário de Saúde do Estado Jean Gorinchteyn falou sobre o mutirão da saúde para pacientes atendidos pela rede. “Serão 37 mil exames oncológicos e 4,1 mil procedimentos oftalmológicos para Rio Preto e região, já que tivemos uma demanda reprimida de pacientes que deixaram de comparecer às consultas e exames por conta da pandemia. Esses exames já estão sendo realizados desde o início deste mês de outubro”, explicou.

O secretário de Educação Rossieli Soares fez anúncios importantes relacionados à educação de Rio Preto. Relembrou passagens anteriores pela cidade e o anúncio, na época, do Campus do Instituto Federal, materializado em 2018.

“Vamos assinar hoje um decreto muito importante o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo – PAINSP, que vai permitir, como uma espécie de transferência de fundo a fundo, o repasse de forma mais facilitada aos municípios, tanto para a criação de novas creches e ampliação dessas unidades, como também para melhorar a própria rede estadual em parceria com os municípios. Isso será fundamental para que a gente acelere as ações e consiga chegar com mais efetividade na educação. A partir deste decreto atenderemos a demanda para construção da creche do bairro Campo Belo”, destacou.

Rossieli ainda disse que a rede tem algumas medidas importantes como a ampliação da Rede Estadual com a construção de uma nova unidade na cidade no Jardim das Oliveiras, região Norte. Atendendo a um pedido antigo do município, Rio Preto terá o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), que tem como premissa os novos componentes do Programa Inova Educação, sendo eles Tecnologia e Inovação; Cultura, com o Movimento Inova; e Experimentação, com o Centro de Inovação. As escolas podem utilizar o local mediante agendamento. Serão atendidos alunos da rede estadual e também municipal, que já fez a doação do terreno para a construção do Centro.

Na área da Assistência Social o governador em exercício Carlos Pignatari oficializou o anúncio da implantação do Centro de Longevidade Ativa no município de Rio Preto. O Centro faz parte do programa SP Amigo do Idoso, assumido pela prefeitura. O investimento nesta obra é de R$ 850 mil.

Em 1º de outubro, Rio Preto foi uma das 20 cidades contempladas com a construção de uma unidade do Centro. O serviço será voltado ao acolhimento, atendimento e inclusão de pessoas com 50 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social.

Serão ofertadas atividades que visam a convivência dessa população com a sociedade, através da inclusão produtiva, empreendedorismo, apoio à qualificação e formação para novas carreiras e atividades tecnológicas.

A secretária de Assistência Social Helena Marangoni destacou a influência do serviço na vida do público atendido. “A construção dessa unidade é uma grande conquista. Os serviços e atividades ofertadas para o público a partir dos 50 anos, especialmente os idosos acima de 60, vão contribuir para a inclusão e proteção social, e também vão influenciar para novas oportunidades na vida de muitos idosos”, comentou.

Carlão Pignatari, governador em exercício, destacou a união entre as esferas de governo para o crescimento do País, defendendo os interesses da população, trazendo solução e não confusão para o povo brasileiro que já sofreu tanto durante a pandemia.

“Estamos realizando investimentos em áreas necessárias como as vicinais, onde só nesta quarta-feira anunciamos a ordem de serviço de R$ 88,2 milhões para reformas na região. Vindo para Rio Preto recebi a informação de que 4.786 pessoas se cadastraram para o programa vale gás, onde já temos mais de 11 mil famílias já assistidas com as cestas básicas destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade, que atendam as exigências e já estejam cadastradas nos programas”, explicou Carlão.

A visita do governador em exercício também trouxe um pacote de investimentos para Rio Preto e região, com liberação de R$ 88,2 milhões para reforma de vicinais na região, R$ 850 mil para construção do Centro de Longevidade do Idoso, além de anúncios para construção de centros de saúde na região, vouchers de cestas básicas e vale gás.

“Tivemos anúncios importantes hoje em Rio Preto, principalmente na área da saúde com demanda reprimida por conta da pandemia. Os pedidos para a área da educação também foram atendidos com o anúncio de uma nova escola no Campo Belo, outra para a rede Estadual e programas e parcerias que podem fortalecer ainda mais a relação da cidade com o Estado”, completou o prefeito Edinho Araújo.

Os vereadores Pedro Roberto, Jean Charles, Francisco Júnior, Bruno Marinho e Jorge Menezes, além de secretários e do vice-prefeito Orlando Bolçone acompanharam a visita do governador em exercício.