Grupo Gestor Intersetorial apresenta resultados e planos para 2022

Meta é fortalecer as ações integradas para ampliar o acesso da população a bens e serviços públicos

3 de fevereiro de 2022

O Grupo Gestor Intersetorial (GGI) da prefeitura de Rio Preto apresentou nesta quinta-feira (3/2) os resultados de 2021 e os planos para 2022 ao vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone. Entre as principais ações realizadas no último ano estão 80 reuniões com os grupos de trabalho nas dez regiões da cidade, nas quais são levantadas as informações que subsidiam o planejamento intersetorial, e parcerias externas, desenvolvidas com a Rede Refúgio, o Fórum de Sustentabilidade e o Sebrae.

Essas ações trouxeram resultados concretos, como por exemplo a reintegração de 843 estudantes que estavam afastados das escolas, após um trabalho intersetorial de busca ativa que envolveu dados das secretarias da Educação, Assistência Social e Saúde.

O GGI também teve participação ativa na elaboração de dois planos de ação para a região central de Rio Preto, um para o prazo de cinco anos e outro de dez anos. A iniciativa foi executada em conjunto pelo grupo intersetorial, o Fórum de Sustentabilidade da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do departamento de Gestão e Inovação de Cidades Inteligentes. Em outubro de 2021, os planos foram apresentados no Circuito Urbano do ONU-Habitat Brasil, evento que reuniu iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável e discutiu o papel central das cidades na mitigação e resiliência às mudanças climáticas.

Para este ano, o GGI busca fortalecer a estratégia de governança intersetorial principalmente por meio da atuação mais próxima aos titulares das secretarias municipais, favorecendo soluções integradas nos territórios. O grupo terá foco em ações como a implantação de uma horta comunitária piloto, a criação de uma escola de cuidadores de idosos, a realização de uma conferência de segurança alimentar e a efetivação do Núcleo Sentinela Violências.

Pelo decreto de criação do Grupo Gestor Intersetorial (número 18.138/2018), a coordenação das ações para fomentar e efetivar as políticas públicas intersetoriais é atribuição da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio das demais secretarias.

O GGI tem como meta articular e integrar as políticas públicas dos diversos setores da administração municipal, buscando soluções e ampliando o acesso da população a bens e serviços públicos. As ações são orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelas especificidades de cada uma das dez regiões geográficas da cidade: Bosque, Central, CEU, Cidade da Criança, Pinheirinho, Talhado, Represa, HB, Vila Toninho e Schmitt.

Para compreender essas especificidades, cada uma das dez regiões tem seu Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), organizado pelo GGI, com representantes da sociedade civil, equipamentos públicos, órgãos estaduais e federais, entre outros.