Idosos participam de Oficina de Xilogravura no SESC

Será de 7 a 10 de maio, para um grupo de 10 pessoas

6 de maio de 2019

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove mais uma atividade para idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Centro de Convivência do Idoso (CCI): dez idosos vão participar da Oficina de Xilogravuras promovida pelo SESC, de 7 a 10 de maio.

Xilogravura é a arte e técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

A oficina vai apresentar os procedimentos, materiais, instrumentos e vocabulário básicos da xilogravura. Os idosos irão experimentar todas as etapas dessa técnica de reprodução: gravar, riscar, cavar, forçar na superfície rígida uma marca que traduz gestos de profundo amor.

O objetivo, além da integração do grupo, é mostrar a história e cultura dos povos primitivos, ampliando conhecimentos através da arte.

A xilogravura mais antiga (pelo menos na Europa) é uma imagem de São Cristóvão datada de 1423.