Inscrições para Prêmio Nelson Seixas terminam em agosto

Os editais e as inscrições estão disponíveis no Portal da Prefeitura – www.riopreto.sp.gov.br/premionelsonseixas.php

12 de julho de 2018
Inscrições para Prêmio Nelson Seixas 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Municipal de Fomento à Cultura – Prêmio Nelson Seixas – edição 2018. O prêmio é oferecido pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

As inscrições estão abertas desde o último dia 3 de julho e se encerram no próximo dia 16 de agosto. Os editais e as inscrições devem ser feitas no Portal da Prefeitura – www.riopreto.sp.gov.br/premionelsonseixas.php

Nesta edição, serão investidos mais de R$ 900 mil em projetos de artistas residentes em Rio Preto, em diversas modalidades, contemplando atividades nas modalidades Cinema e Vídeo, Artes Plásticas, Fotografia, Cultura Hip Hop, Escolas de Samba, Literatura, Música, Dança, Teatro e Circo. (Veja quadro abaixo)

Durante o processo de elaboração dos editais, a Secretaria de Cultura realizou uma reunião com a classe artística, que teve participação efetiva na definição dos módulos de produção e circulação para cada modalidade.

Teatro e Circo, Música e Literatura optaram por prêmios nos dois módulos, produção de novos espetáculos e de atividade literária inédita e também pela circulação de espetáculos e lançamento de produção literária já realizada.

Nas modalidades Dança, Artes Audiovisuais (Cinema e Vídeo), Hip Hop, Artes Plásticas, Fotografia, os artistas optaram por prêmios apenas no módulo produção, considerando que o Nelson Seixas, no ano passado, contemplou principalmente a circulação. As Escolas de Samba, estão inseridas no módulo produção, já que precisam de um enredo diferente a cada ano.

Uma Comissão de Seleção está sendo composta, por três membros de notório conhecimento técnico em cada modalidade e terá a tarefa de analisar os projetos inscritos. Além da avaliação, a Comissão, como no ano anterior, deverá constar em seu relatório, observações relevantes sobre cada projeto, auxiliando os coletivos para a elaboração de projetos futuros.

Além dos critérios técnicos, serão avaliados: excelência e relevância artística do projeto; qualificação dos artistas e dos técnicos envolvidos no projeto; diversidade temática e estética; proposta de Contrapartida; descentralização geográfica dos locais de realização; compatibilidade orçamentária; viabilidade de realização do projeto e plano de divulgação.

Os projetos inscritos passarão pelas fases: de recebimento dos projetos, via plataforma digital, disponibilizada no site da Prefeitura de Rio Preto (www.riopreto.sp.gov.br); Habilitação, que é a fase de caráter eliminatório que trata da verificação da documentação solicitada pelo edital (a lista dos habilitados e inabilitados, com descrição dos motivos é publicada no site oficial da cidade) e a fase de Classificação com análise, avaliação e classificação dos projetos pela Comissão de Seleção. Nessa fase somente participam os projetos habilitados na fase anterior.

Os projetos selecionados serão convocados a apresentar a documentação complementar exigida pelo edital. Caso haja alguma desistência ou problemas com documentação, o projeto selecionado será substituído pelo suplente. Segue-se a publicação definitiva dos vencedores e a contratação.