Intertech Aves apresenta inovações durante a EXPO Rio Preto

Criador foi premiado pela melhor conversão alimentar

16 de outubro de 2023
Intertech Agro recebeu o 8° Encontro de Avicultura de São José do Rio Preto

O Intertech Agro, realizado durante a EXPO Rio Preto, recebeu o 8° Encontro de Avicultura de São José do Rio Preto para discussões técnicas e inovações em práticas de manejo, nutrição e bem-estar animal. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 11 de outubro.

Os participantes tiveram acesso a informações sobre a importância da fase inicial para o desenvolvimento das aves, sobre o resultado zootécnico e remuneração do produtor, além de ter acesso a equipamentos para aviários que facilitam o manuseio da cama, proporcionando ganho de tempo, redução de mão-de-obra e de custos.

“São José do Rio Preto é um ponto muito estratégico para a avicultura no Brasil. É uma das regiões que mais investe em tecnologia, tem as melhores granjas do país e uma vantagem muito grande: está próxima dos centros de produção de grãos e dos mercados consumidores”, afirma o técnico agropecuário Juliano Sandei.

Outro destaque do Intertch Aves foi a palestra sobre Influenza Aviária, doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos. Nestes casos, caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, podendo acarretar barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial.

“É uma doença emergente e de alta periculosidade para o setor avícola. No estado de São Paulo não foram registrados casos, mas é importante divulgarmos as ações para o controle da doença e a prevenção”, aponta Luiz Henrique Barrochelo, coordenador de Defesa Agropecuária do estado de São Paulo.

Premiação

O produtor Claudemir Barbosa, representante da Granja Gerlak, recebeu o prêmio de melhor conversão alimentar ofertado pela Cobb Vantress Brasil, empresa que atua com genética avícola em Guapiaçu, interior de São Paulo.

O Intertech Agro

O Intertech Agro reúne importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.

Fazem parte do Intertech Agro a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e Rotas Gastronômicas, o Programa Sabor de SP da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, com produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do estado, com a mais alta qualidade e sabor.

O Intertech Agro é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e Verum Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A EXPO Rio Preto 2023

A EXPO Rio Preto, maior feira pecuária do estado de São Paulo, recebeu mais de três mil animais entre bovinos, ovinos e equinos de diferentes estados e regiões e abrigou a 20ª ExpoSind Brasil – Exposição Nacional da Raça Sindi, a 3º FENOVI – Feira Noroeste Paulista de Ovinos, a 16ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, a 1ª Exposição Estadual do Núcleo de Pônei Brasileiro, além de Torneio Leiteiro Láctea Noroeste, julgamentos de raças e leilões de gado de corte, provas de cavalo Mangalarga e ovinos.

A EXPO Rio Preto foi realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

60ª EXPO Rio Preto
2º Turno – 11 a 15 de outubro
Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto – R. Daniel Antônio de Freitas, 115 – Distrito Industrial – São José do Rio Preto
Entrada e estacionamento gratuitos