Juiz da Vara da Violência faz capacitação na Prefeitura

Magistrado Alceu Corrêa Junior conversou com equipes dos CRAMs e Casa Abrigo

27 de outubro de 2023
Juiz Alceu Corrêa Junior fala com equipes dos Crams e Casa Abrigo

A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto, em parceria com a Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, promoveram nova capacitação para equipes técnicas que atuam na rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Cerca de 20 profissionais – entre psicólogas e assistentes sociais – que atendem nos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs I e II) e na Casa Abrigo estiveram presentes no auditório Juan Bérgua, no térreo do Paço Municipal, na tarde desta sexta-feira (27).

Em sua explanação, o juiz titular da Vara da Violência Doméstica, Alceu Corrêa Junior, abordou legislações que tratam da temática e tirou dúvidas das participantes em relação às situações enfrentadas pelas equipes.

“A importância desse encontro é a atualização e também a troca de ideias. Porque essas profissionais que atuam diretamente na ponta em favor da mulher vítima de violência doméstica e familiar sabem o que acontece, o que funciona, o que não funciona. Assim, venho aqui para falar e aprendo com elas”, afirma o magistrado.

Integração

No início de agosto, o magistrado havia coordenado capacitação com as técnicas. “A Lei Maria da Penha obriga o Poder Judiciário a manter um serviço integrado com a rede de proteção. Portanto, temos de estar em contato permanente com a rede de proteção e trabalhar em harmonia”, comenta Corrêa Junior.

Para a secretária Maria Cristina de Godoi Augusto, essa troca é essencial para o bom andamento dos serviços prestados. “Esse canal de comunicação com o Poder Judiciário permite que as técnicas tirem dúvidas e se atualizem para aprimorar o trabalho cotidiano.”

O prefeito Edinho Araújo, acompanhado do procurador-geral do município, Luís Roberto Thiesi, passou pelo auditório para cumprimentar as participantes e ressaltar a importância da atualização profissional. “Hoje a tecnologia está muito avançada, com a inteligência artificial, mas nada substitui o ser humano”, disse o chefe do Executivo.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto