Lactantes de Rio Preto já estão sendo imunizadas contra covid

Já foram vacinadas até agora 84 mulheres que estão amamentando seus filhos

17 de junho de 2021

A Secretaria de Saúde de Rio Preto iniciou na última quarta-feira, 16, a vacinação contra a covid das lactantes do município, com doses remanescentes. Até agora, 84 foram vacinadas.

A lactante Mariana Nogueira comemorou o recebimento da dose nesta quinta-feira. “Em uma hora me ligaram e eu saí voando pra me vacinar. Só a vacina salva! Máscaras e distanciamento continuam”, afirmou em uma rede social. Outra lactante que recebeu a vacina hoje foi Priscila Dulizia Sagioneti. “Receber a primeira dose da vacina hoje sendo lactante foi emocionante. Saber que estou sendo imunizada e também passando isso ao meu filho, que é meu maior amor, é receber uma benção muito grande!”, disse.

As doses remanescentes de vacinas são as acondicionadas em frascos multidoses e que, ao final da vacinação, ficam disponíveis porque não há mais público para ser vacinado na unidade. Como o frasco reaberto não pode ser armazenado, as doses têm que ser aplicadas. Nesse caso, as unidades recorrem a um cadastro de pessoas interessadas na vacina. No caso das lactantes, elas estão com prioridade para receber estas doses remanescentes.

As lactantes interessadas em participar do programa devem preencher um cadastro no site da Prefeitura de Rio Preto e aguardar a convocação, geralmente perto do final do atendimento.  Para receber a imunização, elas devem apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança e atestado do pediatra.