Lei Nelson Seixas: 60 projetos culturais têm ações neste mês

As ações são gratuitas e boa parte delas são abertas ao público, acontecendo em diferentes espaços da cidade e também na internet

9 de novembro de 2023

Shows, exposições, ações formativas, feiras, exibições, festivais, espetáculos, entre outros diferentes formatos de conteúdo e em diversas modalidades artísticas, formam a seara de cerca de 60 projetos culturais contemplados pela Lei Nelson Seixas 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que circula neste mês de novembro. Confira a programação:

Experimento – Dança “Silva”

A partir da pesquisa sobre as obras do artista naif José Antônio da Silva, foi criado um mecanismo artístico de dança e encenação teatral. Silva, como ficou conhecido no meio artístico, foi um artista autodidata que teve seu trabalho descoberto em 1946 durante uma exposição na Casa de Cultura. Sua obra despertou o interesse de importantes críticos de arte que participavam de evento na cidade, tornando-se um expoente na modalidade artística em todo o Brasil e até exterior.

Proponente: Júlia Borges Gomes

Modalidade: Dança

Agenda: 01/11- 10h – Apresentação – EE Profª Amira H.Chalella

04/11 – 14h – Workshop – Vivarte Estúdio de Dança

11/ 11 – 14h – Workshop – Vivarte Estúdio de Dança

11/11 – 19h – Apresentação – Casa de Cultura Dinorath do Valle

 

Anatomia da dança e consciência corporal: dispositivos teórico-práticos para a criação de coreografias possíveis

Com o intuito desprogramar o corpo sedentário, utilizando conhecimentos teóricos da anatomia para entender na prática como nosso corpo é capaz de se movimentar e quais as estruturas utilizadas para isso. Com este foco, está sendo realizado um curso de dança contemporânea que desenvolverá em cada participante uma consciência e autonomia corporal que possibilitará com que essas pessoas criem e dancem suas próprias coreografias.

Proponente: Mayk Ricardo dos Santos

Modalidade: Dança

Agenda:  01/11 – 19h às 21h30 – encontro 3 – estudo das articulações e quadril – Sede da Cênica

09/11- 19h às 21h30 – encontro 4 – tipos de movimento e práticas experimentais – Sede da Cênica

10/11 – postagem do registro audiovisual

16/11 – 19h às 21h30 – encontro 5 – aquecimento e práticas de chão – Sede da Cênica

26/11 – 19h às 21h30 – encontro 6 – criação, práticas de improviso e composição cênica – Sede da Cênica

30/11 – 19h às 21h30 – encontro 7 – criação, práticas de improviso e composição cênica – Sede da Cênica

 

Gravação EP “Fio”

André Fernandes tem carreira consolidada em mais de 20 anos de participações em festivais e shows por todo o Brasil. Nesse projeto disponibilizará em plataformas de streaming o EP “Fio”, autoral e inédito, com 5 canções em parceria com artistas de várias localidades brasileiras, como Paulo Monarco (MT), Bárbara Leite (SP), Jô Anjo (SP), Bruno Kohl (SC) e Vinícius Paes (SP).
Proponente: Deivid Andre Fernandes

Modalidade: Música

Agenda:  Dias 01, 05, 08, 12, 15, 19, 22, 26, e 29/11 – Postagem (Instagram e Facebook)

https://www.instagram.com/andrefernandesoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/andrefernandesoficial

 

Irene, bússola do tempo

Reflexões sobre os padrões de como se deve envelhecer na contemporaneidade, sobre a pressão estética – sobretudo sofrida por mulheres – e sobre o próprio tempo. O espetáculo teatral versa sobre a temática do envelhecimento a partir da personagem Irene. A linguagem teatral utilizada para a encenação será a animação de bonecos híbridos, na qual a atriz “empresta” parte de seu corpo para o boneco e vice-versa.

Proponente: Luane Pedroso de Oliveira

Modalidade: Teatro/Circo

Agenda: 02/11 – 15h – Lar de Idosos de Engenheiro Schmitt

03/11 – 17h30 – Represa Municipal

09/11 – 17h – Pça Matriz de São Sebastião – Talhado

25/11 – 10h – Pça Rui Barbosa

 

Investigações em comédia popular urbana

Realização de oficina pratica presencial de 20h com Tiche Vianna sobre os arquétipos da comédia popular urbana brasileira e de duas atividades formativas abertas a todos os interessados sobre introdução a Commedia Dell’Arte e sobre construção de máscaras cartapestas, ambas presenciais, ministradas por Fernanda Missiaggia e Weslley Borges.

Proponente: Weslley dos Santos Borges

Modalidade: Teatro/Circo

Agenda: 02 e 09/11 – das 14h às 18h – Workshop de Confecção de Máscara Cartapesta – na sede da Cia. Apocalíptica

11/11 – das 14h às 20h e 12/11 – das 08h30 às 14h30 – Workshop de Introdução Commedia Dell’Arte – na sede da Cia. Apocalíptica

 

O Fantabuloso Circo Invisível  

Três artistas que foram abandonados pelo circo por serem muito ruins em seu ofício e com o passar do espetáculo vão descobrindo que se acreditarem em si mesmos são capazes de se aprimorar ao ponto de decidirem criar o próprio circo sem lonas, o Fantabuloso Circo Invisível Haverá ensaios abertos da peça, Oficina de “Introdução a Bufonaria”, de “Introdução ao tecido acrobático” e de “Acrobacias de Solo”.

Proponente: Mayara Martinelli

Modalidade:Teatro/Circo

Agenda: 03 e 04/11 – das 13h às 19h – Oficina de 12h de “Introdução a Bufonaria” com Adriae Gomes – na sede da Cia. Apocalíptica

06,13, 20 e 27/11 – das 19h às 22h – Oficina de 12h de “Introdução ao tecido acrobático” com Mariane Cerilo – na sede da Cia. Apocalíptica

11 e 12/11 – das 8h às 14h – Oficina de 12h de “Acrobacias de Solo” com Ícaro Negroni – na sede da Cia. Apocalíptica

 

Reciclar e ressignificar: a poesia do brincar     

Brincadeira é coisa séria e reciclagem também. É preciso ensinar às crianças, a importância da reciclagem utilizando a linguagem que elas entendem: o brincar. Sendo assim, esse projeto une crianças e materiais recicláveis com um propósito: Ressignificar. Elas farão casas de bonecas e/ou bonecos com materiais recicláveis, como caixas de sapatos, CDS, potes, papelão, dentre outros materiais, e para isso, serão mediadas pela educadora Dominique Siqueira.

Proponente: Dominique Siqueira dos Santos Martines

Modalidade: Cultura Popular/Folclore

Agenda: 04/11 – 09h- Oficina – quadra esportiva -Talhado

05/11 – postagens https://www.facebook.com/BelaBrincArte

 

Conexão musical: apresentações de músicas instrumentais para idosos e crianças/jovens com necessidades especiais

Apresentações musicais instrumentais em formato de dupla, envolvendo sopros e percussão com temáticas voltadas para canções regionais da música brasileira, para idosos que se encontram em asilos, instituições de longa permanência, casas de repouso e para crianças e jovens com necessidades especiais. A música resgata nas pessoas memórias de momentos e experiências que marcaram sua história. Fazê-los cantar, bater palmas ou simplesmente movimentar o corpo com um som agradável já revigora a alma.

Proponente: Luis Fernando de Freitas

Modalidade: Música

Agenda: 04/11 – APAE Rio Preto

11/11 – Projeto Somos Todos Iguais – Engenheiro Schmitt

18/11 – Centro Educacional Renascer

25/11 – Rio-pretense Instituto dos Cegos Trabalhadores

 

Diversa – Exposição de Letícia Ayres

A exposição “Diversa” traz produções inéditas e já existentes do repertório da artista plástica Letícia Ayres, uma mulher bissexual que convive com o transtorno bipolar, utiliza esculturas, telas e instalações para expressar suas experiências de vida. A diversidade é a marca dessa exposição, discutindo temas como neurodiversidade, relações abusivas, machismo e homofobia.

Proponente: Leticia de Rossi Ayres

Modalidade: Artes plásticas

Agenda: 04/11 – Vernissage no Plaza Avenida Shopping, com participação de uma psicóloga e artistas para bate papo

Até 09/11 – Exposição “Diversa” no Plaza Avenida Shopping

 

Roça orgânica – as agroflorestas da região 017

Produção de um documentário sobre os produtores de alimentos orgânicos na região metropolitana de São José do Rio Preto e suas roças, a cultura tradicional caipira do noroeste paulista e o fará através da apresentação de pessoas relevantes e personagens reais da roça. Mostraremos seus hábitos, crenças e afetos. Será um documentário poético que propõe resgate à ancestralidade, contato com a terra, consciência ecológica e busca por uma vida saudável.

Proponente: José Thomaz de Andrade Neto

Modalidade: Audiovisual

Agenda: 04/11- Workshop sobre pré-produção e produção de documentários

20/11 – Documentário disponível em https://youtube.com/@casadomato6040 e Instagram @bichodemato

 

Melodias de Afeto

“Melodias de Afeto” busca levar apresentações musicais interativas e emocionantes para os idosos que residem em asilos assistidos pela prefeitura de Rio Preto, promovendo momentos de alegria, nostalgia e conexão emocional. Através da música, pretendemos criar uma atmosfera acolhedora e estimular a interação social entre os idosos, oferecendo-lhes uma experiência cultural enriquecedora e significativa.

Proponente: Willian Fabricio Borges

Modalidade: Música

Agenda:  04/11 -14h30 – Oficina Santa Rita – Lar de Schmitt

15/11 -15h – Lar de Bethânia

29/11 -14h – Lar São Vicente de Paulo

21/11 – 09h – Lar Esperança

 

Braile Traz Visão

Braile Traz Visão se propõe ao segmento de Cultura Urbana/Arte de Rua/ Hip Hop e consiste na realização de evento ou ação cultural de rua envolvendo artistas de Hip Hop improvisadores de rima, beatmakers, compositores de Rap e Trap, grafiteiros, dançarinos, poetas e poetisas de Slam de São José do Rio Preto e região. Será realizado na Praça do Braile, onde as batalhas de rima acontecem desde 2018.

Proponente: Abner Felipe Rafael

Modalidade: Cultura Urbana/Arte de Rua/ Hip Hop

Agenda: 05/11 – Praça do Braile – 14h às 20h

 

Couro, Corda e Canto: samba de roda

O samba que veio antes do samba. O samba de roda, o samba de terreiro e o samba chula que são a matriz do samba propriamente dito, nascido nos terreiros de religião de matriz africana. É herança que se passa de pai para filho, é a cultura que existe dentro de casa e nos terreiros religiosos. “Samba da Partilha” pretende difundir o samba, no mês de novembro (mês da Consciência Negra) no terreiro Ilê Asé Oya D’orun, com um samba de roda envolvendo toda a comunidade e família religiosa, resgatando a cultura de um verdadeiro samba de roda, em sua mais pura essência.

Proponente: Elvis Trindade de Almeida

Modalidade: Cult. Pop. Negra e Indígena

Agenda: 05/11 – Bate-papo pelo Instagram

15/11 – Evento “Samba da Partilha” – Terreiro Ilê Asé Oya D’orun

15/11 – Postagem de vídeos do “Samba da Partilha”

 

Horas Malditas

O podcast Horas Malditas busca, por meio de leituras dramáticas e análises de obras literárias, contribuir na ampliação do repertório de leitura das pessoas. Em cinco episódios, irá destacar, reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelo Ibilce/Unesp na área da pesquisa literária, colocando seus professores e pesquisadores como protagonistas do podcast que poderá ser acessado gratuitamente por toda a comunidade.

Proponente: Harlen Félix

Modalidade: Literatura

Agenda:    6/11 – Episódio 4 – Orlando de Amorim – Livro: ‘Virgem Negra’, de  Mário  Cesariny*

13/11– Episódio 5 – Ana Paula Dias – Análise de Literatura Comparada

 

II Mostra pedagógica do violino de São José do Rio Preto

Fornecer aos estudantes das escolas municipais de Rio Preto um contato mais próximo a música de concerto e ao repertório do cancioneiro tradicional infantil, em seu próprio ambiente de estudo tornando-o mais aconchegante e acolhedor.

Proponente: Camila Gallo Schneck

Modalidade: Música

Agenda: 06/11 – 08h30 – E.M Raio de sol

10h30 – E.M Álvaro Luis Angeloni

14h – E.M Daisy Rollemberg Trefligio

 

Todo amor que houver nessa vida – tributo a Cazuza

Show performático, resultado da pesquisa sobre a biografia e obra de Cazuza, trazendo a importância do rock e da poesia ao cotidiano e debatendo assuntos polêmicos como sexualidade, preconceito, drogas, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), amor, liberdade de expressão, liberdade política.

Proponente: Talita Isabel de Campos

Modalidade: Música

Agenda:    06/11 – 19h- Ensaio – LAB 2298

10/11- 19h -Casa de Cultura Dinorath do Valle

24/11- 19h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

 

O Poeta dos Desvalidos

Difundir, debater e celebrar a genial obra do escritor alagoano Graciliano Ramos através de um conjunto de ações artísticas a fim de lançar um mergulho intenso no universo crítico e denunciador de suas principais obras: “São Bernardo” (1934), “Angústia” (1936) e “Vidas Secas” (1938).

Proponente: Daniel Neves da Silva

Modalidade: Teatro/Circo

Agenda: 7/11 – 10h40 – SESI – espetáculo teatral “Angustia” – turmas do Ensino Médio (E.M.) – período-manhã

7/11 – 16h40 – SESI – espetáculo teatral “Angustia” – turmas do E.M. período-tarde

7/11 – 11h40 – Oficinas “Graça, Teatro e Literatura” – SESI – turmas do E.M. período-manhã

7/11 – 17h40 – oficinas “Graça, Teatro e Literatura” – SESI – turmas do E.M. período-tarde

 

Artistas e Boletos

Esse mundo onírico e opulento da arte, do glamour dos vernissages, do hype das revistas, dos milhares de seguidores no Instagram e das vendas astronômicas e dos lucros oriundos delas, representa não mais do que 1% da classe trabalhadora das artes visuais. Importa, aqui, os outros 99% dos trabalhadores-artistas. Onde estão aqueles que labutam horas diariamente, sem férias anuais por décadas de suas vidas? A pergunta que move este projeto é: Como a/o/e artista visual rio-pretense paga seus boletos?

Proponente: Juny Alessandro Biassi de Almeida     – junykp!

Modalidade: Artes Plásticas

Agenda: 07, 14, 21 e 28/11 – podcast “Artistas e Boletos” episódios 3 a 6

 

Bloquinho de Recicláveis

Oficina híbrida de artesanato e musicalidade para todos os públicos. dividida em duas etapas. Criação dos instrumentos, utilizando materiais recicláveis e explorando as possibilidades sonoras de cada um e aula percussiva, aprendendo conceitos que compõem uma bandinha de bloquinho. Serão realizadas no Instituto dos Cegos de São José do Rio Preto, na Associação APAE e (3ª instituição)

Proponente: Cairo Francisco Seidl Neres Rodrigues

Modalidade: Música

Agenda: 08 e 09/11 – Oficina – Instituto dos Cegos

16 e 17/11 – Oficina – Instituto Renascer

 

Entrecortadas: entre tecidos e tessituras

Oficina de escrita poética “Entrecortadas: entre tecidos e tessituras”, a partir do livro “Entrecortadas: cartas-poemas às mulheres costuradas no meu corpo”; propõe reflexões sobre as opressões, violências e racismo que “entrecortam” os corpos de mulheres (cis, trans e travestis), problematizando as questões de classe, generificação e racialização existentes nesta sociedade. A oficina disponibiliza o acesso à arte e a literatura às mulheres de diferentes espaços, territórios, saberes e classes sociais.

Proponente: Mariana Sato dos Reis

Modalidade: Literatura

Agenda: 9/11 – 18h-20h – Oficina 3 – CFC

09/11 – 10h-12h – Oficina 4 – CRAS Cidadania

29/11 – 14h-16h- Oficina 5 – CRAS Solo

 

Bebop Blues: show “Like Cats and Dogs”

O show “Like Cats and Dogs” com a Bebop Blues apresentará ao público suas composições autorais. O show, no Teatro Nelson Castro, levará o blues e suas ramificações musicais às pessoas que tenham pouco ou nenhum acesso a esse estilo musical, democratizando o blues, a música e a cultura como um todo.

Proponente: Fernando Aparecido Poiana

Modalidade: Música

Agenda: 09/11- Oficina “O Pulo do Gato” – Casa de Cultura

 

Me conta 

Audiovisual veiculação de nove episódios (podcast) mostrando a pessoa por trás de seis artistas profissionais da cidade, explorando sua trajetória, inspirações, desafios e processos criativos. Passado e presente trocando impressões, experiências e compartilhando suas obras e vida.

Proponente: Angélica Zignani

Modalidade: Audiovisual

Agenda:    10/11 – 20h – Podcast “Me Conta” – encontro 1

https://www.youtube.com/@ciadospes/featured

17/11 – 20h – Podcast “Me Conta” – encontro 2

https://www.youtube.com/@ciadospes/featured

24/11 – 20h – Podcast “Me Conta” – encontro 3

https://www.youtube.com/@ciadospes/featured

 

Tim Mais – 80 anos  

Nesse show o carro-chefe é a obra de Tim Maia, responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira. Também são reverenciados outros artistas que fizeram parceria com o grande Tim. O Musical conta com o show da Banda Racional interpretando vários sucessos que marcaram as décadas de 70/80/90.

Proponente: Paulo Rogério Pereira de Brito

Modalidade: Música

Agenda: 10/11 – 15h30 – Praça Rui Barbosa

 

Correspondências: vou te contar…

O projeto propõe uma troca de cartas com mulheres privadas de liberdade e transformar estas cartas em performance trazendo visibilidade a estas mulheres mormente esquecidas por seus familiares e invisibilizadas pela sociedade. A performance será mostrada às autoras das cartas, no espaço CRF- Centro de Ressocialização Feminino, de Rio Preto, bem como em outros espaços de interesse público além de uma instalação permanente no Centro Cultural Vasco.

Proponente: Jessica Zago Paladino

Modalidade: Dança

Agenda: 10 e 17/11 – 13h – Encontros 2 e 3 – CRF

24/11 das 13h às 16h – Performance 3 – CRF

 

Joanas

Audiovisual curta-metragem que combina técnicas de animação 2D e 3D com um poderoso texto narrativo com visualizações envolventes. As animações retratam cenas e personagens históricos, como Joana D’Arc, Assata Shakur, Sór Juana de La Cruz, Joana Angélica e Joanne Bland, bem como outras mulheres corajosas e empoderadas que se levantaram contra a opressão e a injustiça.

Proponente: Ana Carolina Jalles

Modalidade: Dança

Agenda: 10/11 às 11h – Colégio Superius

13/11 às 7h10 – Colégio Anglo

27/11 às 10h – Colégio Carlos Chagas Filho

 

O som da minha pele

O projeto “O som da minha pele” busca promover a valorização e a difusão da música negra brasileira, reconhecendo sua importância histórica, cultural e artística. Por meio de uma série de ações e atividades, sendo elas, um show musical, um website e um vídeo documental, o projeto visa ampliar o acesso e fortalecer a visibilidade de artistas negros, contribuindo para o reconhecimento e valorização da diversidade musical brasileira.

Proponente: Nicoly Thaina Vanderleis Victorino

Modalidade: Música

Agenda: 10/11 plataforma: YouTube, link/url https://www.youtube.com/channel/UCzKCZPKZjvg9WidKUIT5E6g – postagem do documentário e 30 min.

20/11 às 20h – Centro Cultural Vasco – Apresentação: ”O Som da Minha Pele”

 

Cemitério dos vivos 

Cult. Pop. Negra e Indígena  Lima Barreto é um dos maiores ícones da pretitude brasileira, que denuncia desigualdades ainda presentes no Brasil atual. A circulação de “Cemitério dos Vivos” visa, principalmente, dar

destaque a acontecimentos da vida pessoal do autor, diversas vezes internado compulsoriamente em manicômios em função de seu alcoolismo. “Cemitério dos Vivos” é um projeto de circulação e gravação do espetáculo homônimo e uma homenagem ao escritor Lima Barreto.

Proponente: David Wilson da Silva Baltazar

Modalidade: Cult. Pop. Negra e Indígena

Agenda:    10/11 – Centro POP – 2 sessões (manhã/tarde)

13/11 – Represa – 2 sessões

14/11 – Colégio Nova Esperança – 2 sessões

15/11 – Fórum de Igualdade Racial – 1 sessão

16/11 – Casa de Cultura Dinorath do Valle- 1 sessão

 

Espectros

“Espectros” é o novo livro de contos de autoria de Wilson Daher, escritor, psiquiatra e membro da ARLEC (Academia Rio-pretense de Letras e Cultura). A obra reúne uma coletânea com 11 contos autorais, de natureza ora intimista, ora fantástica, ora surrealista. Os textos trazem o estilo de escrita já reconhecido de Wilson Daher, que também é articulista e cronista do jornal Diário da Região. Com “Espectros”, o autor retoma a escrita de um gênero que ele domina e que foi reconhecido pelo seu público.

Proponente: Wilson Daher

Modalidade: Literatura

Agenda:    11/11 – das 08h às 12h – Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto – distribuição gratuita de 60 exemplares para os leitores em geral e a população durante sessão de autógrafos;

Doação de 10 exemplares do livro para as Bibliotecas Públicas de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Colher de pau – xilogravura na literatura de cordel  

Colher de Pau – Xilogravura na Literatura de CordeL trata da realização de uma Ação Formativa em Artes Visuais com três encontros semanais que tem por objetivo a difusão da arte da gravura, introdução à xilogravura e literatura de cordel, exposição de gravuras e práticas das atividades, beneficiando gratuitamente o público,

Proponente: Uiliam da Silva

Modalidade: Artes Plásticas

Agenda: 11/11 – 14h às 17h – Oficina 1 – Casa de Cultura Dinorath do Valle

18/11– 14h às 17h– Oficina 2 – Casa de Cultura Dinorath do Valle

25/11 – 14h às 17h – Oficina 3 – Casa de Cultura Dinorath do Valle

 

Rio Preto Pé de Serra – Um passeio pelo Nordeste ao pôr do sol

“Rio Preto Pé de Serra – Um passeio pelo Nordeste ao pôr do sol” é um show de forró pé de serra com a artista Ana Laura em formação de trio com triângulo, zabumba e acordeão.

Busca reconectar a população de Rio Preto com o tradicional forró pé de serra, um movimento que teve muita força na região nos anos 2000, quando jovens e adolescentes saíam em grupos para dançar forró aos finais de semana.

Proponente: Ana Laura Dias Ribeiro

Modalidade: Música

Agenda: 11/12 – Lago 2 da Represa

 

Experimentando Domingos

“Experimentando Domingos” Traz uma de suas maiores influências rítmicas, o forró, dentre suas variações, como o baião, por exemplo, o baterista Rogerio Pinheiro, profundo admirador de Dominguinhos, revisita as obras do pernambucano, propondo uma releitura no formato de música instrumental. Cada música que compõe o repertório foi minuciosamente trabalhada e adaptada para um formato não convencional, sem perder a essência das harmonias e ritmo que é um dos mais identitários do Brasil.

Proponente: Rogerio de Oliveira Pinheiro

Modalidade: Música

Agenda: 12/1120h – Centro Cultural Vasco

 

Quintal de encantarias

Espetáculo brincante voltado para bebês, crianças pequenas e suas famílias, utilizando-se da musicalidade da Cultura Popular Brasileira, dos brincos, brinquedos e brincadeiras tradicionais do nosso país. A proposta do espetáculo é resgatar brincadeiras tradicionais e ancestrais da Cultura Popular Brasileira e ampliar o repertório do duo artístico Mandingueiras da Pracinha, com olhar atento e particular à primeira infância.

Proponente: Paula Aline de Castro

Modalidade: Cult. Pop. Folclore

Agenda: 12/11 – 16h às 17h30 – Estreia “Quintal de encantarias” – Feira Coletiva de Cultura e Arte – (Centro Cultural Vasco)

14/11 – 8h às 10h30 e das 13h40 às 15h20 – apresentação “Quintal de encantarias” – Escola Pública Municipal Dom José Joaquim Gonçalves

21/11 – 8h às 10h30 e das 13h às 15h20 – Apresentação “Quintal de encantarias” Escola Pública Municipal Profa. Elizabete Caballero

 

4 estações

Compor 4 estações com características regionais é algo que torna o projeto especial e inovador, trazendo de encontro o clássico já consolidado pelo tempo ao presente, em que um jovem compositor de 26 anos reativa esse laço com a modernidade. Após o sucesso dos I e II Encontros de Violoncelos de Rio Preto, em 2021 e 2022, Walisson Cruz desenvolve a continuidade do seu projeto de oficinas artísticas com a extensão e repaginação para atender todo o público de cordas friccionadas.

Proponente: Walisson Higor da Cruz

Modalidade: Música

Agenda: 13/11 – 09h – Apresentação do violoncelista Walisson Cruz na APAE Rio Preto

13/11 – 15h – Apresentação do violoncelista Walisson Cruz no Asilo de Schmitt

27/11 – 14h – Palestra/masterclass Prof. Violino na Casa de Cultura Dinorath do Valle

27/11 – 20h- Concerto de música de Câmara com os professores convidados na Casa de Cultura Dinorath do Valle

30/11 – 15h – apresentação do violoncelista Walisson Cruz na Casa da Fraternidade, Solo Sagrado

 

Caminhão da Cultura

Sobre um palco em cima de um caminhão, denominado “Caminhão da Cultura” será realizado um concerto itinerante de violoncelo e piano por ruas de São José do Rio Preto com paradas na frente de um hospital público e de uma escola pública para finalizarmos com uma apresentação em homenagem aos profissionais de saúde e da educação.

Proponente: Abner Tofanelli

Modalidade: Música

Agenda: 13/11 – manhã – EE Prof. José Felício Miziara – – Concerto itinerante

13/11 – manhã – Hospital e Base – Concerto itinerante

 

No Seu Tempo 

Lançamento do livro infantil “No seu tempo” da coleção “Filosofia para Crianças” tendo como elemento basilar os ensinamentos da filosofia africana acerca do tempo.

O livro “No seu tempo” pretende ser o primeiro da coleção e busca desenvolver o conceito do tempo e seus ensinamentos segundo os olhares africanos. Nele a personagem Maia tenta compreender o tempo através das ações que acontecem na sua vida e em seu corpo.

Proponente: Juliana dos Santos Costa

Modalidade: Literatura

Agenda: 13/11 – Lançamento do livro “No seu tempo” – Escola Clóvis Sanfelice – (extra) Escola Peter Pan

13/11 – Disponibilização do livro em modo ebook na Amazon

13/11 – Disponibilização da contação no Spotify

18/11 – Pedágio de distribuição dos livros – em frente à Cidade da Criança – a partir das 9h30

19/11 – Live com a escritora e a ilustradora às 16h – Instagram/ https://www.instagram.com/jus_costa_/

20/11 – Distribuição dos livros na rede pública de ensino + biblioteca Municipal

 

Triskele

“Triskele” é um curta metragem gravado e divido em três partes. Os três vídeos serão focados nas performances de dança e atuação da drag queen rio-pretense Joanna Blac (persona do jovem artista João Vitor Moraes Belão). Separadas, as performances contam histórias que se iniciam e finalizam em seus próprios vídeos, mas colocados na ordem cronológica correta, contam uma história muito maior de superação e evolução.

Proponente: Tarcisio Buzatto Floriano

Modalidade: Audiovisual

Agenda: 14/11 – 21h – Vídeo 03: True Disaster (Tove Lo)

https://www.youtube.com/@variosmeu

16/11 – 21h – Vídeo 01: Mi Delirio (Anahí)

https://www.youtube.com/@variosmeu –

16/11 – Watch Party – no Frida Bar e Lounge

21/11 – Curta Completo https://www.youtube.com/@variosmeu

30/11 – 21h – Vídeo 02: Scandalous (Tinashe)

https://www.youtube.com/@variosmeu

 

Baianidade Nagô

Com dois shows musicais, um na praça Rui Barbosa e outro no Centro Cultural Vasco, além de um vídeo documental de 30 minutos publicado no YouTube, “Baianidade Nagô” tem como objetivo promover e difundir a rica e vibrante cultura do axé, um dos gêneros musicais mais representativos da Bahia, valorizando e preservando as tradições, ritmos e elementos que compõem essa manifestação cultural.

Proponente: Fernanda Benetti Toscano

Modalidade: Música

Agenda: 14/11 -13h – Show na pça Rui Barbosa

20/11 – 20h – Show no Centro Cultural Vasco

21/11-13h-Publicação do documentário no Youtube – link – https://www.youtube.com/channel/UC7xCW5QlBWA0kRJUW4FmJHA/

 

E o palhaço o que é?

Além de cuidar de um bebê e das tarefas domésticas, ela realiza gags e números clássicos de palhaçaria. Essa é a história da primeira mulher palhaça do Brasil, que é também um marco por ser a primeira palhaça negra que alcançou seu espaço nos picadeiros, onde, ainda hoje, vemos poucos negros ocuparem o papel de protagonismo.

Proponente: Gisele Lançoni de Oliveira

Modalidade: Cult. Pop. Negra e Indígena

Agenda: 14/11 – 16h30 às 19h30 – Céu das Artes- Mundo Novo – Workshop Palhaçaria

 

Disco Preto: Na Praça

Celebrar e valorizar a black music brasileira e suas vertentes, destacando artistas e bandas como Tim Maia, Jorge Bem Jor, Gilberto Gil, Cassiano, Tony Tornado, entre outros artistas negros que contribuíram significativamente para o cenário musical do país com clássicos da black music que fizeram da década de 70 e 80 uma verdadeira revolução musical brasileira.

Proponente: Alessandro Ferreira Martins

Modalidade: Música

Agenda:  14/11 às 15h – Show 1 – Praça Rui Barbosa

16/11 às 15h – Show 2 – Praça Rui Barbosa

21/11 às 20h- Palestra – Casa de Cultura Dinorath do Valle – Transmissão YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCYxU2_B6UoLke7WvSJ9ARww/

 

Oficina de Confecção de Palas e Costeiros para Escolas de Samba

Oficina onde o público irá acompanhar o processo de confecção de algumas peças, mais precisamente as palas e costeiros, elementos muito importantes para o acabamento das fantasias de Carnaval. Os alunos irão aprender a confeccionar adereços de punho; de antebraço; para as pernas e para a cabeça, além de adereços para compor palas e costeiros. Esta Oficina será de forma virtual, possibilitando às pessoas acessar as redes sociais em qualquer data.

Proponente: Isabel Aparecida Scudero

Modalidade: Carnaval

Agenda: 15/11 – Postagem do vídeo completo no Youtube e Facebook

 

Oficina de Adereços de Cabeça, Braços e Pernas

Oficina de Adereços de cabeças, braços e pernas ministrada por Kelli Teixeira, para atender a área carnavalesca e ensinar desde o básico dos adereços até o acabamento final, criando mão de obra especializada para este tipo de trabalho, atendendo uma reinvindicação antiga das Escolas de Samba da cidade. Será no formato virtual para atingir um maior número de pessoas.

Proponente: Kelly Cristina Teixeira

Modalidade: Carnaval

Agenda: 15/11 – Postagem nas redes sociais, no Youtube; Facebook

da artista e na Revista digital Rio Preto Face.

 

3 Instantes de Rio Preto  

Pesquisa/Documental/Exposição Fotográfica, de um capítulo interessante e histórico de Rio Preto, pela publicação literária “3 Instantes de Rio Preto” – 1912 – 1927 – 1949, sob o olhar do narrador Basileu Toledo França e registro fotográfico de Kinichi Sakakibara. A fotografia aqui é entendida como um artefato social e documental que perpetua a história de indivíduos e da sociedade.

Proponente: Jorge Luis Etecheber

Modalidade: Artes Plásticas

Agenda: 16/11 a 13/12 – Espaço Cultural Edson Baffi – Mercado Municipal (Mercadão)

 

Dez cordas: música nas escolas

Educadores musicais que tem como objetivo maior promover o acesso de clássicos da música, para crianças e adolescentes levando a música de forma lúdica para dentro de escolas da rede municipal de ensino, com oito apresentações de aproximadamente uma hora de

duração cada, sendo beneficiadas quatro escolas da rede municipal de ensino.

Proponente:Joellington da Silva

Modalidade: Música

Agenda: 16/118h e 15h30 – EM Maria Emmelina Roquette Verdi

16/11 – 10h e 13h30 – EM Sylvio Benito Martini

17/11 – 8h e 15h30 – EM Antonio Teixeira Marques

17/11 -10h e 13h30 – EM Principe Encantado

 

Do surreal ao clássico: Cinema musicado

O órgão trio realizará a composição prévia e a execução simultânea ao vivo da trilha sonora para dois filmes que serão exibidos em telão. A trilha sonora será inédita (composições autorais da banda e efeitos sonoros). Entre os dois filmes e na finalização a banda executará algumas músicas autorais. O primeiro filme a ser musicado será “um cão Andaluz” de 1929, considerado o primeiro filme surrealista. O segundo filme a ser musicado será “Viagem à Lua” de 1902, baseado em dois romances populares de seu tempo: De la Terre à la Lune, de Julio Verne, e The First Men In The Moon, de Herbert Geprge Wells.

Proponente: Lucas Soares da Rocha

Modalidade: Música

Agenda: 17/11 – 20h – Casa de Cultura Dinorath do Valle

 

Pra matar o Preconceito!

Um evento multidisciplinar, diverso e rico, “Pra matar o Preconceito!” consiste em atividades múltiplas acerca de vários setores culturais. Rodas de conversa com psicólogas, produtora artística, mulher trans além de artesãs e roda de samba.

Proponente: Cleusa Prado Sousa

Modalidade: Produção

Agenda: 18/11 – 15h – Evento “Pra matar o Preconceito!” -Praça do Vivendas

 

Eventos musicais de Lançamento de álbum do grupo Freeganistas com participação do DJ Lunak

As músicas dos Freeganistas apresentam um estilo próprio, definido pelo autor como música popular folk. No show musical ao vivo com lançamento do primeiro álbum virtual do Grupo haverá a participação da DJ Lunak, que irá lançar uma música (track) durante o evento. Além da banda ao vivo, o show será intercalado com apresentações de música eletrônica com a DJ Lunak.

Proponente: Rafaela Cristina de Oliveira Pereira

Modalidade: Música

Agenda: 18/11 – Lançamento de álbum do grupo Freeganistas com participação do DJ Lunak -Área esportiva Edison Aparecido Favaron (ao lado da ponte estaiada – Nadima Dahma)

 

Samba e Ancestralidade

Espetáculo músico-performático-literário que propõe traçar uma linha do tempo do samba afro brasileiro, mostrando as modificações que o estilo sofreu dentro do processo de desafricanização do Brasil.

Proponente: Elis Bohrer

Modalidade: Cult. Pop. Negra e Indígena

Agenda: 20/11 – Clube do Lago

 

Lightpainting RP

No lightpainting, as luzes são usadas para criar rastros e grafismos nas fotografias. Serão feitas imagens com essa técnica que proporão reflexões sobre a relação do rio-pretense com sua cidade. Os retratos serão feitos de noite, com moradoras da cidade, em ambientes conhecidos e em locais que nem todo rio-pretense conhece. O resultado será mostrado em uma exposição presencial e virtual.

Proponente: Milena Silva Aurea

Modalidade: Artes Plásticas

Agenda: 20 a 27/11Exposição presencial – Rio Preto Shopping Center

28/11 a 05/12 – Exposição virtual http://www.milenaaurea.com.br

 

Alumbramentos

Manuel Bandeira é um dos maiores poetas de nossa língua, falava em seus versos a linguagem do povo, os temas que a população gostava de ler, as preocupações de todos nós. O espetáculo possibilita colocar uma plateia que talvez nunca viesse a ter contato com a literatura de Bandeira, frente a frente com sua obra através da dança.

Proponente: Gisela Adriana de Oliveira Zeghini

Modalidade: Dança

Agenda: 21/11 – postagem aula online no Youtube – Canal Cia Balé de Rio Preto

13/12 – 16h – Workshops de teatro-dança 3 – Teatro do SESI

 

Tirando Os Planos do Papel

“Tirando os planos do papel” tem como premissa a elaboração de um e-book interativo, desmistificando e auxiliando a construção de projetos – seja para editais, empresas ou artistas – e tem como intuito democratizar o acesso a informações que irão facilitar a execução desses projetos.

Proponente: Guilherme Martinez Lopes

Modalidade: Produção

Agenda: 23/11 Disponibilização do e-book “Tirando os planos do papel” – plataforma será criada em uma base wix de websites

 

Oficina de Mosaico   

Em duas oficinas realizadas em escolas públicas serão realizadas aulas práticas para a confecção de quadros de mosaicos decorativos – a partir de materiais recicláveis. Além da técnica, o foco estará na economia criativa e planejamento familiar, financeiro e sustentável e gerar novos adeptos da área artística.

Proponente: Flávia Castilho Vieira

Modalidade: Produção

Agenda: 25/11 – videoaula da oficina

 

Parceria – Ecos da canção brasileira

O projeto Parceria – Ecos da canção brasileira, é como uma casa construída por várias mãos. Foram 42 anos de uma busca entre Festivais de MPB, shows autorais solo e com o Grupo Realejo, deixando a marca de um estilo próprio, não só a música, assim como o lado poético, e de constante preocupação social, que aborda temas de igualdade, justiça e paz, dos compositores envolvidos no trabalho, cujo olhar e preocupação social está refletido na música popular brasileira.

Proponente: Lourisvaldo Ferreira da Silva

Modalidade: Música

Agenda: 25/11 – 20h – Espaço Blue Moon

 

Baião de Um

Uma envolvente jornada pelo sertão, onde a dança ganha vida por meio da personificação de um calango em movimento. Com o objetivo principal a valorização e homenagem à cultura nordestina, buscando proporcionar uma experiência única ao público, por meio da fusão da narração e da dança, cativando e emocionando os espectadores, levando-os a uma imersão no mundo do sertão e na realidade dos que lá vivem.

Proponente: Jonathan Luiz Pereira

Modalidade: Dança

Agenda: 25/11 – 8h às 10h30 – Workshop Processo Criativo – Casa de Cultura Dinorath do Valle

 

Mercado oficina

O Mercado Oficina é um evento cultural, no formato feira, que contempla os segmentos de moda, artesanato e design. Desta vez foi eleita a temática “Respiros”, que propõe refletir sobre as pausas necessárias no mundo caótico em que vivemos. Além da exposição e comercialização de produtos desses segmentos, serão discutidos temas como a edição de trabalho, produção, consumo, descarte e exploração de recursos.

Proponente: Gabriela Andrade de Oliveira

Modalidade: Produção

Agenda: 25/11 – Feira “Mercado Oficina” – Praça/estacionamento público da Av. Antônio Tavares Pereira Lima, Jardim Bela Vista

 

Oficina de Máscaras Carnavalescas e Adereços de Tiaras e Braços

Bobos da corte, Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina. São tantos modelos nas mais diferentes formas, muito usadas nos salões e nas festas carnavalescas e que já fazem parte da tradição do Carnaval brasileiro. O objetivo desta Oficina de forma virtual ,com duração de 60 minutos é ensinar desde o básico para se confeccionar uma máscara, seja ela simples, ou sofisticada, até o acabamento, quando ela se traduz num dos adereços mais bonitos de qualquer fantasia. Será gravada no Atelier Guta.

Proponente: Maria Augusta Martins

Modalidade: Carnaval

Agenda: 25/11 – postagem no Youtube e Redes Sociais:

https://youtube.com/@ateliedagutaarteecostura6767?si=beBN3lGm2IMhsrGT

Instagram:  @maria.artecostura :

https://instagram.com/maria.artecostura?igshid=MzRlODBiNWFlZA

 

O Velho Santiago

O Velho Santiago, primeira obra impressa de uma série de crônicas escritas originalmente para o mundo virtual depois de algumas experiências na produção de e-books e de um livro sobre fotografia. Descreve os meandros dessa questão e justifica as ações que o autor gostaria de tomar, dando exemplos práticos e propondo contrapartidas que julga necessárias e oportunas para o momento atual e para o público-alvo que busca nos meios digitais um espaço de expressão.

Proponente: Santiago Naliato Garcia

Modalidade: Literatura

Agenda: 27/11 – 19h30 – Lançamento do livro – RioPreto Shopping

 

Conversas Imaginárias entre o Mundo e o Queer

Exposição visual em 2 espaços socioculturais da cidade, composta por ilustrações que, em seu mote de criação, tragam palavras que compõem o dialeto “PAJUBÁ” (ou bajubá), dicionário informal criado pela comunidade LGBTQIAPN+ para se comunicar livremente à vista de todos. É, portanto, o imagético de um artista queer a partir da história, uma tentativa de transmitir as sensações desse dicionário.

Proponente: Deivison Philip da Silveira Miranda

Modalidade: Cultura LGBTQIA+

Agenda: 27/11 – Oficina de Desenho – CCJ

 

Amigurumi primeiros pontos: Vandeca

“Amigurumi é uma técnica de artesanato que nasceu no Japão nos anos 80. O personagem mais famoso é a Hello Kitty. Esse projeto vai compartilhar/ensinar todas as etapas de produção de uma peça de amigurumi em duas ações: a disponibilização de um e-book ilustrado com a receita da peça e a disponibilização de uma vídeoaula tipo “tutorial” que mostra o passo a passo do processo de produção da receita.

Proponente: Janaina Maris de Moraes Artuzo

Modalidade: Produção

Agenda:  27/11 – Publicação da vídeo aula e postagem do e-book ilustrado no Youtube:   https://www.youtube.com/channel/UCx19JLXVcgKcMM23RVz9Tig

 

Mostra de Ações Carnavalescas da Escola de Samba Império do Sol

A “Mostra de Ações Carnavalescas da Escola de Samba Império do Sol” tem na programação, workshops; palestras; documentários; exposições; shows musicais e apresentação da sua ala show e, no encerramento do evento, apresentação da cantora Cacá Nascimento, da Estação Primeira de Mangueira.

Proponente: G R E S Império do Sol – Silvia Helena Serroni

Modalidade: Carnaval

Agenda: 28 a 30/11 – 18h às 22h

 

Super-heróis: quatro maneiras de salvar o dia 

O que te impede de conquistar seu sonho? Para o Arthur, era o medo do escuro. Para a Isabela, os monstros no armário. Para o Miguel, o medo de altura. E, para a Melissa, os olhares de julgamento. Venha descobrir como eles superaram esses obstáculos e se tornaram seus próprios super-heróis. As crianças desenham os objetos dos seus respectivos medos e dão soluções, por meio do próprio ato de desenhar, com a orientação da professora, para tornar o objeto do medo engraçado.

Proponente: Monize Luiz Santos

Modalidade: Literatura

Agenda: 30/11 – 8h30 e 14h – Contação/atividade Escola Municipal Ieda de Seixas Souza

  

Samba Rio Preto

Festival com duração de 2 dias, com histórias,  atividades formativas que proporcionará aos participantes a experiência de conhecer a origem do Samba, considerado um dos grandes símbolos da cultura brasileira e entendido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, sendo muito popular no exterior e que se consagrou como um gênero musical, mas também como um estilo de dança.

Proponente: Alana Cristina Ornellas

Modalidade: Dança

Agenda: 30/11 – das 19h às 22h – Sesc

 

Documentário sobre MC Alienman (Grupo Mentes Aliens’nadas) – 30 anos de história   

Documentário contando a história do grupo Mentes Aliens’nadas e de seu líder Mc Alienman, com depoimentos de artistas que fizeram parceria com esse importante artista rio-pretense. Alienman sempre colaborou com o Hip Hop de Rio Preto, e é reconhecido por suas músicas em todo Brasil. Fazendo parceria inclusive com o renomado Sandrão do RZO, entre outros.

Proponente :Fernando Rogerio Domingos

Modalidade: Cultura Urbana

Agenda: 30/11 – lançamento do documentário ”MC Alienman (Grupo Mentes Aliens ́nadas) – 30 anos de história”: Link: https://www.youtube.com/@AlienManOficial

 

Para começar

gravação e a divulgação online da série de 6 músicas intitulada “Para começar”, tratando-se de melodias e cantigas pedagógico/infantis voltadas para o aprendizado do violão. Cada uma das seis músicas contará com uma videoaula dedicada, bem como um capítulo específico dentro do material.

Proponente :Daniel Sander Silva de Paula

Modalidade: Música

Agenda: 30/11 –  Vídeo de 1 a 6 – Youtube, Instagram e Google Drive: https://instagram.com/daniel_sannder?igshid=NGVhN2U2NjQ0Yg==

https://youtube.com/@danielsantander100?si=5Gj5gq82W-Oi9v3n

https://drive.google.com/drive/folders/1yijpjHaEy6CC3VvB5V60NyT4E5wYVNCN

 

Rizoma

inspirado na ideia de rizomas, desenvolvido pelos filósofos Gilles Deleuze, será criado um objeto obra, em formato circular, com 1 metro de diâmetro que será exposto ao público. Além do aspecto visual, o projeto incorpora elementos tecnológicos para ampliar a interatividade e a imersão. Utilizando a plataforma Arduino e sensores de distância, através da proximidade do espectador, os padrões de luz são alterados.

Proponente :Gustavo Arão da Silva

Modalidade: Artes Plásticas

Agenda: 30/11 a 07/12 – Vernissage e Exposição 1 – sede do agrupamento artístico Robo.art

 

Texto: Josy Mariano de Sá/Secretaria de Comunicação