Leve como a Brisa: rindo com crianças e adultos

Exercício crítico em torno do espetáculo Brisa´s Beach. Escrito por Lucas Horas

6 de fevereiro de 2023

Exercício crítico em torno do espetáculo Brisa´s Beach, do grupo Minha Companhia, de Belo Horizonte. Escrito por Lucas Horas, no contexto da oficina O Riso Critico, realizada no festival Janeiro Brasileiro da Comédia

O grupo Minha Companhia, de Belo Horizonte, trouxe para o festival Janeiro Brasileiro da Comédia o espetáculo Brisa´s Beach, interpretado pela atriz Janaina Morse, que assina o processo criativo e a encenação da peça.

Neste solo, a personagem é uma mulher gorda e tem o nome de Brisa por ser, ironicamente, leve como o ar. A narradora da peça, ao revelar o nome da personagem e a motivação de sua escolha, dá o primeiro indício de que no espetáculo serão buscados trocadilhos e outras referências em relação ao corpo em cena. Esse fato será constatado com o tempo, pois diversas brincadeiras, além das interações com o público, revelam que uma das propostas da montagem é promover o riso do corpo gordo sobre si mesmo e sobre algumas de suas realidades. Exemplo disso são os momentos em que, ao interagir com a plateia, ela pergunta se seu corpo caberia em uma boia de tamanho menor que o seu ou se conseguiria sentar-se sobre uma toalha que aos olhos de quem vê é pequena para ela, indo ao encontro da proposta curatorial do festival: o divertir que comunica e leva à reflexão.

A narrativa formal do espetáculo é determinada antes do início peça e se dá também a partir da interação da personagem com o público. Logo no início, Brisa escolhe alguém na plateia, de forma não tão aleatória, e daí em diante o diálogo passa a ser fundamental para a continuidade da ação. A plateia e a atriz cocriam o espetáculo. Esta escolha intencionada do participante provoca parte da graça da comédia, uma vez que, por exemplo, a personagem sugerirá ser carregada no colo e o sujeito escolhido é um homem magro, gerando, portanto, o humor dado pela quebra da expectativa criada.

O espetáculo consegue prender a atenção dos pequenos, que são entretidos pelo cenário lúdico, pelas piadas que a personagem faz em relação ao estereótipo do corpo gordo e também devido ao uso pitoresco de elementos como grandes sutiãs e calcinhas estampadas, que provocam o riso geral. Além disso, algumas piadas de conotação sexual, sutilmente colocadas, conquistam a risada fácil dos presentes. Entre crianças, jovens, adultos e idosos, todos são cocriadores dessa noite de humor.

Brisa’s Beach
Espetáculo apresentado no festival Janeiro Brasileiro da Comédia, em São José do Rio Preto, promovido pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.
Local: Praça São Sebastião (Talhado). Em 25/01/2023
Duração: 40 minutos