Live da Educação celebra o Dia Nacional da Matemática

Palestra com a professora dra. Tatiane de Souza, do departamento de matemática da Unesp-Bauru

22 de abril de 2021

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, promove live no próximo dia 6 de maio para comemorar o Dia Nacional da Matemática. O evento é gratuito e pode ser acompanhado pelo Youtube da Secretaria de Educação: https://www.youtube.com/c/smeriopreto

A live foi idealizada pela professora Liliane do Vale Lopes, coordenadora pedagógica da Escola Roberto Jorge. Na palestra, será apresentada a vida e obra de Júlio César de Mello e Souza, que tem pseudônimo famoso: Malba Tahan. Também serão abordadas algumas curiosidades sobre esse brasileiro tão importante para a matemática.

Júlio (Malba Tahan) foi principalmente precursor de uma nova forma de ensinar a matemática, autor de diversos livros didáticos, sendo conhecido como o mais destacado popularizador da disciplina no país. Faleceu em Recife, no dia 18 de junho de 1974, aos 79 anos. Em 2013, o governo brasileiro instituiu em homenagem o Dia Nacional da Matemática, na data de seu nascimento.

Durante a live, a palestrante profa. dra. Tatiana Miguel Rodrigues de Souza, do Departamento de Matemática da Unesp Bauru, vai abordar o tema “Os mil e um problemas: uma breve história sobre Malba Tahan”, que mostra diversas curiosidades sobre o autor e sua importância para o ensino da disciplina no país.

A mediação do encontro será feita pela profa. Creusa Vicente dos Santos, da rede municipal de ensino, que é supervisora do projeto “Jogos no ensino da Matemática”, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Unesp.

“Será uma ótima oportunidade de falar sobre esse importante brasileiro, suas contribuições e suas conquistas no ensino da matemática. Assim, podemos expandir ainda mais o conhecimento e repassar para os nossos alunos a importância dessa disciplina para o desenvolvimento do indivíduo”, afirmou a secretária de Educação Fabiana Zanquetta, que fará a abertura da live.

Sobre a palestrante:

Tatiana Miguel Rodrigues de Souza tem Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Matemática pela mesma Universidade (2003). Fez doutorado em sistemas dinâmicos simbólicos, área de seu interesse. Atualmente trabalha como professora doutora no departamento de Matemática da Unesp, campus Bauru.

Serviço:

O que: Live em homenagem ao Dia Nacional da Matemática
Quando: 6 de maio de 2021
Hora: 19h30
Local: promovida pelo canal do Youtube da Secretaria  de Educação de São José do Rio Preto:https://www.youtube.com/c/smeriopreto

Para conhecer melhor o matemático Júlio César de Mello e Souza acessar:
https://www.malbatahan.com.br/