Live da Saúde ultrapassa marca de 100 edições

Ferramenta se tornou fundamental para a divulgação de dados oficiais e o combate às fake news

13 de agosto de 2020

A transmissão ao vivo com atualizações sobre o combate à pandemia do coronavírus ultrapassou a marca de 100 edições nesta semana. A “Live da Saúde”, como acabou ficando conhecida, transmite informações oficiais pela internet, pela TV Câmara e pela Rádio Educativa FM.

A iniciativa partiu do Comitê Gestor da Pandemia e da Secretaria de Comunicação (que ofereceu a estrutura), com intuito de evitar aglomerações em entrevistas coletivas presenciais. A parceria com a Empro Tecnologia e Informação garante a qualidade da transmissão.

Com o passar dos dias, o projeto tomou corpo e atualmente é a principal fonte primária de dados para a população e a imprensa rio-pretenses a respeito da doença.

“Dentro da nossa proposta de investimento responsável do dinheiro público, criamos uma estrutura pequena, mas eficiente. Por meio de parcerias e da colaboração dos veículos de comunicação da cidade, o fluxo de informações tem se mantido, o que é fundamental para o enfrentamento à covid-19”, disse a secretária de Comunicação Social, Josiane Amoriele.

Histórico

Com a constatação da pandemia de coronavírus e as evidências de que a contaminação atingiria São José do Rio Preto, a Secretaria de Saúde do município instalou um Comitê Gestor de Controle e Combate ao avanço da covid-19, ainda na primeira semana de março.

Formado por 11 servidores de carreira do Município, o grupo passou a debater – além das medidas de controle e prevenção da doença – as melhores alternativas para manter o fluxo de informações à população e à imprensa, mesmo com todas as restrições impostas pela situação.

Dessa necessidade surgiu o Boletim Diário Coronavírus (Live da Saúde). Trata-se de um trabalho coordenado pelo comitê e realizado com apoio da Secretaria de Comunicação, e que conta com o suporte de todas as demais pastas.

A primeira transmissão ocorreu no dia 16 de março e foi feita com um aparelho celular. A partir daí, as lives passaram a ser diárias e evoluíram até o formato atual, que inclui intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) – mais acessibilidade aos internautas/ouvintes/telespectadores.

Já no primeiro mês, as transmissões incluíram a TV Câmara de Rio Preto – que se tornou parceira do projeto – e a rádio Educativa FM (emissora que pertence ao município). Além disso, as transmissões são exibidas simultaneamente pelo YouTube e pelo Facebook, em canal e página exclusivos do município.

Com a Live da Saúde, passou a ser possível estabelecer um sistema ágil e eficiente de interação com a população, além de ampla transparência com:

• Desconstrução de todo tipo de fake news, principalmente as disseminadas em redes sociais, a respeito de tratamentos sem comprovação científica de eficácia;
• Divulgação de dados atualizados (casos da doença, óbitos, número de leitos disponíveis em cada hospital, índice de contaminação, variação dia a dia);
• Justificação para as medidas restritivas tomadas por decreto municipal (minilockdown, mudanças no sistema de transporte coletivo e redução no horário do comércio);
• Respostas a perguntas enviadas por cidadãos à Ouvidoria ou por meio dos comentários nas redes sociais;
• Informações sobre remanejamento de unidades de saúde (quais passaram a atender apenas síndromes respiratórias e as que precisaram ser fechadas para aproveitamento dos recursos humanos em unidades respiratórias);
• Divulgação atualizada dos números da fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária, assim como o detalhamento das restrições à medida que novos decretos foram editados.