Mais rapidez nas atividades empresariais, mais crescimento

Prefeitura adere ao Licenciamento Integrado do Via Rápida Empresa

23 de fevereiro de 2021

Empreendedores de Rio Preto em breve poderão contar com um mecanismo importante para agilizar a formalização de estabelecimentos no município, o Via Rápida Empresa, módulo estadual de licenciamento que facilita a vida do empresário. O prefeito Edinho Araújo assinou na manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro, termo de adesão do município ao Módulo Estadual de Licenciamento Integrado do Via Rápida Empresa (VRE), que permite fazer de forma integrada a realização dos serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades. Lançada pelo Governo do Estado, esta etapa permite que o registro e abertura da empresa sejam realizados totalmente pela internet e de forma rápida, no prazo de um a cinco dias, dependendo do porte e complexidade do processo.

“A cidade é um conjunto de situações. Oferecer instrumento para facilitar a vida do empresário em uma época como essa é oferecer estímulos para o setor. O momento é de esperança para mitigar os efeitos da pandemia”, disse o prefeito Edinho Araújo durante a assinatura do documento.

O presidente da Jucesp, Walter Ihoshi considera Rio Preto a menina dos olhos da Junta Comercial e com a perspectiva da implantação do projeto, que integra o município, Receita Federal, vários órgãos públicos, inclusive órgãos de licenciamento como Corpo de Bombeiros, Cetesb, Vigilância Sanitária e Defesa Agropecuária, todos serão acessados em um mesmo sistema. O usuário poderá realizar todas as solicitações através desta plataforma.

“Aderir à Junta Comercial é de extrema importância. Isso faz com que os usuários possam ter sua vida muito mais simples, sem burocracia, facilitada e interligada com toda a REDESIM nacional. As equipes técnicas da Fazenda e da Empro estão trabalhando nestes últimos meses para concluir os últimos detalhes e acredito que em no máximo 60 dias o sistema estará implementado aqui na cidade”, explicou Ihoshi.

O secretário da Fazenda José Martinho Wolf Ravazzi Neto destacou o trabalho conjunto entre as secretarias e entidades para gerar agilidade no processo de abertura de empresas.

“A adesão ao Via Rápida Empresa vai melhorar ainda mais o atendimento às pessoas que se dispõem a abrir seu próprio negócio. Nesse momento de crise econômica, nada melhor que apoiar o empreendedor e facilitar a vida dele, para que ele possa exercer suas atividades e assim gerar riqueza, renda e empregos, beneficiando outras pessoas também”, disse.

O presidente da Empro Angelo Bevilacqua falou sobre a união de todos para eliminar a burocracia, mas dentro da legalidade.

“Estamos na era da tecnologia. Não adianta mais fazer deslocamentos, perdendo muito tempo, quando podemos fazer tudo pelo computador ou pelo celular. Nossa missão é com a gestão, e dessa maneira estamos fortalecendo o empreendedorismo local”, completou o presidente.

Hoje o município de Rio Preto já realiza a abertura de empresas de forma automatizada, via ICAD, para fazer a Consulta de Viabilidade, a Inscrição e o Licenciamento. Porém, para emitir o registro na JUCESP e o CNPJ era preciso utilizar outro sistema.

No VRE a empresa que solicitar a abertura em local permitido conforme lei de zoneamento, passará por todas as fases e terá o CLI (Certificado de Licenciamento Integrado) em questão de horas. Lembrando que há processos com atividades mais complexas, em determinados locais que pode levar mais tempo para emissão dos documentos.

Vale destacar que a integração dos sistemas veio para facilitar a vida do usuário, utilizando apenas um sistema, otimizando tempo, dando ainda mais celeridade as demandas do setor.