Meio Ambiente realiza ação intermunicipal no Dia da Água

Ação intermunicipal entre Rio Preto e Itajobi fará plantio de mudas em Nascente Modelo na Represa

21 de março de 2019

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira, dia 22, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo realiza uma ação intermunicipal na Nascente Modelo do Lago II da Represa Municipal, às 9h.

Trata-se de uma ação do Programa Município VerdeAzul na Diretiva de Estrutura e Educação Ambiental, que visa uma articulação entre Itajobi e São José do Rio Preto. Num primeiro momento foi realizada uma oficina sobre “Arborização Urbana” no município de Itajobi no ano de 2018, ministrada pelo engenheiro agrônomo Otton Garcia de Arruda e pela Secretária Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto, Kátia Penteado Casemiro.

Neste segundo encontro haverá o plantio na nascente modelo de 30 mudas nativas do município de Itajobi, que contará com a presença de engenheiros agrônomos e técnicos do Meio Ambiente daquela cidade e de Rio Preto. Haverá ainda a presença de 60 alunos da rede pública de ensino dos dois municípios.

O terreno está sendo preparado para o plantio no entorno da nascente por técnicos de Rio Preto. Num próximo encontro, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Rio Preto irão ao cemitério público de Itajobi prestar orientação para arborização e construção dos “Espaço Árvore”.

Nascente Modelo
A Represa Municipal é um dos principais mananciais do município e contribui com cerca de 25% da água potável distribuída para a cidade. Uma ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e parceiros está recuperando uma nascente, que já começa a contribuir com a abastecimento do Lago II da Represa. A nascente foi descoberta recentemente e se encontrava totalmente deteriorada. Lama, lodo, matéria orgânica e detritos obstruíam a mina d´água de brotar e, assim, contribuir com água limpa para rio Preto. No dia 5 de agosto de 2018, foi iniciada sua recuperação e hoje, graças a esse trabalho, a nascente foi classificada como modelo e está sendo utilizada nas atividades de educação ambiental através das visitas monitoradas na Represa. O objetivo é levar os estudantes compreender a importância da nascente e a necessidade da sua preservação.