Mercadão comemora 74 anos com muita história e afeto pra contar

Comemorações continuam até sábado, com show de Preto Moreno, apresentação da banda da Política Militar e bolo de aniversário

20 de julho de 2018

Cantora Thyone Salinas brindou público do Mercadão com suas interpretações de Elis Regina na manhã desta quinta-feira (19) Foto: Fabrício Spatti

Nesse 19 de julho, o Mercado Municipal de Rio Preto, o querido Mercadão, completou mais um ano de vida. A data foi comemorada com música da melhor qualidade, e o prefeito Edinho Araújo fez questão de prestigiar o local, registrando seu carinho e compromisso com esse patrimônio da cidade e região.

“Estamos aqui pra celebrar os 74 anos do nosso Mercadão, uma das 7 maravilhas da nossa cidade. Um ponto de encontro com os amigos, de conhecer pessoas e até discutir a democracia rio-pretense. Um espaço plural, pra pessoas de todas as idades e camadas sociais. Vamos celebrando e melhorando, investindo no Mercadão”, declara.

O Mercadão também é sinônimo hábito, daqueles mais prazerosos… De quem sai do trabalho e já garante as compras. “Eu amo o Mercadão. Eu trabalhei aqui em frente e vinha todos os dias, comer pastel, comprar pamonha, flores, produtos naturais… Aqui é tudo de bom”, desvela a aposentada Edna.

É oportunidade! Como foi pra Dona Iraci Olímpio, que construiu uma vida a partir de sua banca de frutas: “Em 1981, minha família e eu mudamos pra cá, sem saber o que fazer. Surgiu a possibilidade de adquirir a banca, nesse lugar onde eu já tinha trabalhado quando solteira. Tenho idade pra parar de trabalhar, mas tenho muito amor nesse Mercadão”.

Para dona Fidelcina, o Mercadão é sinônimo de sorte, daquela fezinha sagrada. “Já ganhei R$ 1,4 mil aqui, na lotérica. Então, venho sempre comprar meus bilhetes, além de verduras e o pastel”, conta. Já para André Figueira, dono de pastelaria, o mercadão é família e amizade. “A gente tem o negócio há 60 anos, vindo desde os meus avós. Aqui a gente vê as pessoas crescerem, ficando adultas, voltando de viagens e trazendo fotos pra contar suas histórias”, compartilha.

José Villanova, o Villa, tinha 7 anos quando viu surgir o Mercadão, quase o quintal de sua casa, na rua Tibiriçá com Antônio de Godoy. “Lembro vivamente do espaço que tinha pra feira, onde meu pai jogava bola com outros moradores do em torno. Essa construção é uma réplica de infraestrutura e arquitetura do Mercado de Sorocaba. Desde sempre, o Mercadão foi um espaço de convivência, inclusive política”, lembra o assessor administrativo do Mercadão.

As comemorações dos 74 anos ano mercadão continuam. Amanhã (20), o cantor Preto Moreno faz show, a partir das 10 da manhã. E no sábado (21), a banda da Polícia militar canta os parabéns, junto a tradicional distribuição de bolo.

Marcella Moreira