Mercado de trabalho de Rio Preto tem o melhor fevereiro dos últimos cinco anos

Balcão de Empregos bate recorde de vagas ofertadas e fomenta empregabilidade

26 de março de 2019

São José do Rio Preto registrou saldo positivo de 805 admissões em fevereiro: melhor resultado para o mês desde 2014. A diferença entre o número de contratações em relação ao de demissões também foi maior que a do mês anterior, janeiro, com saldo de 562.

De acordo com dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, os setores de trabalho com melhor saldo foram: serviços (676), indústria de transformação (78) e comércio (73). No sentido oposto ficaram a administração pública (-15), a construção civil (-13) e a agropecuária (-5).

O índice ainda coloca Rio Preto à frente do ranking de empregabilidade com cidades de porte semelhante no Estado de São Paulo, como Santos, com saldo de 465, e São José dos Campos, com saldo de 91.

O saldo no estado de São Paulo foi de 62.339, com melhor desempenho também do setor de Serviços e pior da Agropecuária. Já no Brasil, o saldo foi superior a 173 mil, puxado pela movimentação de setores da Indústria de Transformação e Construção Civil.

Balcão de Empregos
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e do Emprego, tem importante participação nos índices de empregabilidade com o Balcão de Empregos, que em 2018, divulgou 2.998 oportunidades de trabalho. O serviço gratuito permite que candidatos cadastrem seus currículos e contratantes divulguem vagas disponíveis, de modo a cruzar as necessidades do mercado e o perfil dos trabalhadores.

Nesta semana, o Balcão bateu seu recorde no anúncio de vagas, passando a média diária de 150 para mais de 400 oportunidades divulgadas.

Os números estão sendo puxados para cima especialmente por causa de vagas nas áreas de alimentação e restaurantes, com 200 oportunidades de contração de merendeiras, que vão atuar na rede municipal de ensino, além de outras como: cozinheiro(a); auxiliar de cozinha; colaboradores em restaurante; supervisor de mão de obra em nutrição escolar; saladeira; profissional de restaurante; operador de caixa para restaurante; e sushiman folguista.

O Balcão de Empregos está disponível ininterruptamente por meio do site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, que pode ser acessado via computadores, tabletes e smartphones conectados à internet. O acesso online garante mais comodidade, praticidade e economia aos usuários.

No entanto, o munícipe que preferir atendimento presencial pode procurar os postos de atendimento na sede da Secretaria, na rua Ondina, 216, próximo à Igreja da Redentora, ou na Praça Laranja do Poupatempo, em frente ao Mercado Municipal. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, no Poupatempo, também aos sábados, até 13h.

Cursos Profissionalizantes
Como a conquista da vaga de trabalho está diretamente relacionada à capacidade profissional do trabalhador, a Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego segue seu cronograma de capacitações.

Termina nesta quinta-feira (28) o prazo de inscrições para o curso de Garçom. São oferecidas 20 vagas para a formação de caráter intensivo, que terá 10 dias úteis de duração a partir de 1º de abril. As aulas serão de segunda a sexta-feira, pela manhã, no Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes e Similares. O pré-requisito é que a pessoa tenha a partir de 16 anos de idade.

Interessados em se candidatar devem se inscrever também pelo site www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos, no link “Inscrições em Cursos”. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3211 4950.

PRÓXIMOS CURSOS

Curso Vagas Inscrições Duração Início Período
Gesseiro 25 1º a 22/4 20 dias 06/5 19h às 23h
Pintor Residencial (Turma I) 20 22/4 a 13/5 13 dias 5/6 A definir