Mostra dElas traz contação de história, show, sarau e performance

Programação desta terça e quarta-feira, 9 e 10/3, também tem intervenção de hip hop, bate-papos e oficinas, oferecendo ao público um total de nove atividades gratuitas e online

8 de março de 2021

Dando sequência à programação da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura, nesta terça-feira quarta-feira, 9 e 10 de março, o público poderá conferir nove atividades gratuitas e online, entre contação de história, show de samba, intervenção de hip hop, performance, sarau, oficinas e bate-papos.

Idealizada pela empreendedora criativa Carolina Capelli, de São José do Rio Preto (SP), a Mostra dElas começou na segunda-feira, dia 8 de março, e segue até o sábado, 13. O evento busca dar visibilidade a mulheres da cena cultural da cidade e promover a reflexão sobre o feminino e o papel da mulher na arte.

Um dos destaques desta terça-feira é a contação de história “Yabás, as Divindades do Candomblé”, com o Duo Eu+Tu, formado por Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, às 20 horas. O trabalho reverencia a ancestralidade da cultura afro-brasileira, apresentando a vida e o universo das yabás, que são as orixás femininas, divindades presentes no culto africano, mães, rainhas, guerreiras e mulheres. “Trazemos canções da nossa MPB misturadas a algumas cantigas yorubás e exaltamos as yabás do candomblé. A apresentação envolve a vida e universo dessas orixás, suas histórias de poder, força, sensualidade, magia, encantamento, luta, sororidade, guerras e muito mais”, explicam as artistas.

A programação da Mostra dElas envolve mulheres e coletivos artísticos femininos que já atuam em diversas artes, protagonizando e incentivando o empoderamento feminino a partir de seus projetos. Na quarta-feira, a programação conta com apresentações de dois desses coletivos. São eles: As Chicas, grupo de samba formado por mulheres, que traz um repertório de canções assinadas por compositoras, e o Pretas PalaBRas, que realiza um sarau em homenagem a escritora e dramaturga mineira Cidinha da Silva.

Documentário
Programado para abrir a mostra, às 19h da segunda-feira, 8 de março, o documentário “dElas” ficará disponível no canal do evento no YouTube durante todos os dias da programação. A obra traz depoimentos de 20 mulheres de São José do Rio Preto sobre suas trajetórias, seus processos de ser mulher e sobre as formas de verem o mundo.

A programação da Mostra dElas é totalmente gratuita e transmitida ao vivo e gratuitamente pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube (http://bit.ly/mostradelas). No caso exclusivamente das oficinas, a transmissão será pela Plataforma Zoom, pois as vagas são limitadas e as inscrições já foram encerradas.

O projeto da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:
Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura
De 8 a 13 de março de 2021
Onde: Facebook @mostra.delas e YouTube http://bit.ly/mostradelas
Saiba mais: Instagram @mostra.delas

PROGRAMAÇÃO TERÇA E QUARTA-FEIRA, 9 E 10 DE MARÇO:

9 de março, terça-feira

10h – Roda virtual “Que mundo as meninas negras sonham? – para educar crianças antirracistas”, com Juliana Costa, pedagoga, e Caroline Damiá, empreendedora criativa
Conversa sobre as peculiaridades da infância de meninas negras, que será o ponto de partida para suscitar/instigar o debate sobre educação antirracista no espaço familiar.
60 minutos. Livre.

15h – Oficina “A dança como experiência”, com Andrea Capelli, bailarina e atriz
Atividade desenvolvida a partir da leitura e discussão do texto “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”, de Jorge Larrosa Bondía, publicado em 2002, na Revista Brasileira de Educação. A atividade partirá da palavra, que, para Bondía, “produz sentido, cria realidade e, às vezes, funciona como potente mecanismo de subjetivação”.
Inscrições encerradas. 90 minutos. Livre.

19h – Performance “O que te nega: a feminilidade(?)”, com Christina Martins e Suria Amanda, atrizes
A performance busca a partir das múltiplas vivências de duas mulheres distintas causar o questionamento, desconstrução e discussão a respeito da feminilidade que hoje conhecemos. A expressão direta do gênero feminino está envolta de uma camada opressora e seletiva, para que nos encaixemos nos padrões de um (cis)tema heteronormativo, racista e patriarcal. O que nos diz respeito a performar a feminilidade? O que é de fato esse “feminino” que nos cerca, mas mesmo assim é tão distante de nossa natureza real? De um lado, uma mulher trans preta, de outro, uma mulher lésbica, cis branca. Realidades e contextos distintos que se aproximam na arte do encontro e na semelhança de um universo feminino que se encontra limitado.
40 minutos. 16 anos.

20h – Contação de história “Yabás, as Divindades do Candomblé”, com Duo Eu + Tu (Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, atrizes)
Duas atrizes, uma cantora e a outra cantante, trazem uma apresentação artística em forma de contação de estórias, itans e lendas africanas sobre as orixás, nossas yabás. Divindades presentes no culto africano, mães, rainhas, guerreiras e mulheres. Trazendo canções da nossa MPB, misturadas a algumas cantigas yorubàs, elas exaltam as Yàs do Candomblé. A apresentação envolve a vida e universo dessas orixás, suas histórias de poder, força, sensualidade, magia, encantamento, luta e sororidade, guerras e muito mais. Os arquétipos e o legado que essas orixás deixaram para as mulheres.
45 minutos. 14 anos.

10 de março, quarta-feira

10h – Roda virtual “Coletivos de Mulheres na Cultura”, com As Chicas (samba) e Coletivo Mulher no Gunga (capoeira)
Conversa aberta com mulheres dos grupos de samba e capoeira de São José do Rio Preto, abordando temas como coletivos femininos, empoderamento feminino, projetos de formação e de aprendizagem.
60 minutos. Livre.

15h – Oficina “Fotografia com celular para pequenos negócios”, com Milena Aurea, fotógrafa
Atividade voltada a pequenos empreendedores que desejam investir em redes sociais. Participantes terão contato com conhecimentos básicos de fotografia, aprendendo a utilizar recursos fotográficos de aparelhos celulares, aplicando técnicas de composição, de iluminação, de harmonia, dicas de produção e outras.
Inscrições encerradas. 20 vagas. 90 minutos.

19h – Show musical “As Chicas”
O grupo de mulheres no samba de São José do Rio Preto formado em 2019 apresenta um repertório nacional com enfoque em mulheres compositoras. O grupo surgiu a fim de homenagear inicialmente a musicista e compositora Chiquinha Gonzaga. Atualmente, são mais de 25 mulheres envolvidas. Na mostra, se apresentam Elisangela da Silva Ribeiro (cantora, percussionista e violonista), Isabela da Silva Araujo (cantora e cavaquista), Valéria Cristina Oliveira Santos (percussionista), Rafaela Baldini de Melo (percussionista), Deise Mara de Pereira de Salvador (cantora, violonista, percussionista), Marili Mendes Salvador (percussionista), Paula Taciana Teodoro (percussionista) e Flavia Vaitiman Moraletto (violão e cavaco).
30 minutos. Livre.

19h30 – Intervenção de Hip Hop, com Carol Cof, dançarina
Carol Cof faz uma apresentação solo de danças urbanas, retratando a trajetória da dança na era digital.
10 minutos. Livre.

20h – Pretas PalaBRas – “Um sarau para Cidinha”
Um instantinho de muitos minutos de prosa, poesia e estórias em homenagem à Cidinha da Silva. Em um encontro descontraído, as integrantes do Pretas PalaBRas contam a trajetória da escritora e dramaturga mineira. Trarão para a roda suas produções, caminhos e vozes, realizando a leitura de suas obras e suas percepções. Pretas PalaBRas é um coletivo poético de voz e resistência de mulheres negras, que promove a vida, a luta, a visibilidade, e o protagonismo preto e feminino por meio da poesia. Tem feito apresentações no Sesc Rio Preto, no Sesc Birigui, assim como em festivais e outros espaços da cidade de São José do Rio Preto. Fazem parte do coletivo Yanelys Abreu Babi, Mayara Ísis Rocha Guimarães e Anna Claudia Magalhães.
60 minutos.16 anos.

Assessoria de Imprensa do projeto Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura
Graziela Delalibera
(17) 99114-1343
grazidalla@gmail.com