Músicos rio-pretenses homenageiam Dominguinhos neste domingo

Espetáculo musical com entrada gratuita exalta os sucessos do músico e sanfoneiro nordestino

7 de novembro de 2023

Muito forró, poesia, cordel e nordestinidades formam a mistura do espetáculo musical “Experimentando Domingos”, que estreia neste domingo, 12/11, durante a Feira Coletiva, promovida pela Mãos Femininas, no Centro Cultural Vasco. A apresentação será às 19h.

A entrada é gratuita mas a organização pede a doação de alimentos não-perecíveis (opcional). O projeto é um dos contemplados pela Lei Nelson Seixas 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura.

“A ideia de homenagear esse grande compositor e intérprete, Dominguinhos, veio de uma particularidade e familiaridade de todos nós, músicos envolvidos neste projeto, em rememorar obras tão importantes na construção da nossa música brasileira. Tendo em vista que cada um de nós atua em nichos musicais que se diferenciam do forró, esse encontro, para celebrar a vida e música de Seu Domingos, ganhou motivos especiais que envolvem amizade, conhecimento e um mergulho na região Nordeste do Brasil”, conta o baterista Rogerio Pinheiro.

O projeto foi inserido na Feira Coletiva, promovida mensalmente pela Coletiva Mãos Femininas, para agregar o público interessado em artesanato e música nordestina, já que as duas propostas dialogam entre si, formando assim um final de domingo que promete agradar quem admira as produções artísticas e culturais do município.

Feira Coletiva

A Feira Coletiva é fruto do ajuntamento de mais de 200 mulheres artesãs de Rio Preto, que formam a Coletiva Mãos Femininas. A Feira nasceu em 2022, como forma de promover a visibilidade das artesãs e de criar espaço para a divulgação e comercialização de suas criações.

Além das exposições artesanais, no espaço são comercializadas comidas afetivas e bebidas variadas, além de atrações musicais.

Experimentando Domingos

Se debruçando sobre o tema “Que bom poder estar contigo de novo”, os músicos Rogerio Pinheiro (bateria), Lucas Rocha (guitarra),  Cláudio Jubass (baixo elétrico) e Emerson Carolino (percussão) imergem na obra de Dominguinhos, propondo música instrumental/experimental, com arranjos inovadores, porém sem perder a essência.

A apresentação fica completa com a participação do sanfoneiro João Francisco, da cantora Elis Bohrer e do ator e bailarino David Balt. Haverá interpretação de libras com Thaysi.

Clássicos como “Isso Aqui Tá Bom Demais”, “Sanfona Sentida”, “Abri a Porta”, “Gostoso Demais”, entre outros, serão desfilados ao longo da apresentação.

“O projeto está muito bonito, é inclusivo. A tônica é a música, mas há integração entre literatura, performance e dança, com um figurino especial, tudo feito com muito amor para homenagear esse grande artista, sanfoneiro, cantador e compositor que tantas alegrias nos trouxe, não apenas através de sua música, como com sua personalidade também”, conclui o músico.

Serviço:

Espetáculo Musical: Experimentando Domingos

Local: Centro Cultural Vasco (homenagem a Dominguinhos)

Dia: 12/11/2023
Entrada: gratuita
Arrecadação de alimentos não-perecíveis: opcional

Texto: Elis Bohrer, colaborou Josy Mariano de Sá/Sec. de Comunicação