Mutirão castra 883 animais em cinco dias em Rio Preto

Além da ação, Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto mantém serviço permanente de esterilização

2 de maio de 2023

Quase 900 animais entre cães e gatos foram castrados nos cinco dias de mutirão promovido pela Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto. A ação aconteceu no estacionamento do Shopping Cidade Norte e atendeu pets que estavam na fila para esterilização.

Além da esterilização em massa, a secretaria mantém o serviço todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no prédio onde funciona o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sendo que às quartas-feiras a castração é feita pela equipe do centro.

“Procuramos promover de quatro a cinco mutirões por ano em regiões distintas da cidade, para facilitar para o munícipe e diminuir a fila. Para isso, também temos o serviço permanente. Além de evitar doenças nos pets, a castração impede as crias indesejadas e diminui o número de animais abandonados pelas ruas de Rio Preto, um problema sério”, diz a secretária do Bem-estar Animal, Cláudia De Giuli.

A quantidade de cães esterilizada foi maioria no mutirão – 646 caninos (73,2%) e 237 felinos (26,8%), entre machos e fêmeas. A próxima ação em massa deve acontecer em meados do ano.

Para solicitar o serviço, o munícipe deve preencher o formulário disponível no endereço:
https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/. O pedido entra na fila da Prefeitura e a secretaria contata quando chegar a vez. Cães e gatos acima de seis meses podem ser submetidos à esterilização.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto