Mutirão de Castração esteriliza 776 cães em Rio Preto

Próxima edição está prevista para o mês de outubro

14 de agosto de 2023
Castração é feita gratuitamente mediante solicitação

A Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto finalizou o 4º Mutirão de Castração deste ano com um total de 776 procedimentos realizados em cães machos e fêmeas, durante cinco dias. Neste ano, foram feitas mais de 6,5 mil castrações, considerando as edições anteriores do mutirão e o serviço permanente mantido pelo município.

Nesta edição, foram priorizados os atendimentos a cães e cadelas. A partir de agora, por motivo de adequação de equipes, os felinos (gatos e gatas) serão castrados pela equipe do Bem-Estar Animal no prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Enquanto os cães serão designados para os mutirões de castrações. A próxima edição está prevista para acontecer em outubro.

Para acessar o serviço de esterilização de cães e gatos, que é gratuito, o tutor precisa preencher formulário disponível no site da Prefeitura e aguardar o chamamento, feito por ordem de cadastro. Para quem preferir, o formulário pode ser preenchido no Poupatempo ou na Prefeitura Regional Norte. Tutores devem tem residência em São José do Rio Preto. São esterilizados animais a partir dos seis meses de idade.

FORMULÁRIO PARA CASTRAÇÃO CÃES E GATOS

Prevenção

Além de controlar a população de cães e gatos e, consequentemente, diminuir os casos de abandono de ninhadas no município, a castração é um importante método preventivo de doenças, como leishmaniose e esporotricose, além de patologias que afetam o aparelho reprodutor em fêmeas e machos, como a piometra e distúrbios testiculares, e podem ser fatais.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto