Mutirão já realizou 400 cirurgias de catarata

Secretaria tenta contato com 240 pacientes inscritos que não foram localizados

21 de novembro de 2018

O mutirão de cirurgias de catarata iniciado em outubro pela Secretaria Municipal de Saúde já atendeu 200 pacientes em 400 cirurgias. A expectativa inicial era de que 2.840 cirurgias fossem realizadas até 31 de dezembro, prazo final para a utilização do recurso de R$ 3.287.016, destinado ao município pelo Ministério da Saúde.

No entanto, a cirurgia não será realizada em 380 olhos de 194 pacientes, por motivos de desistência, óbitos, mudança de cidade, contraindicação e realização prévia da cirurgia. Nos casos em que houve desistência, os pacientes serão retirados da fila. Caso voltem a optar pela cirurgia, deverão passar pelo processo inicial. Já os pacientes que têm uma contraindicação momentânea, como problemas de saúde, continuarão na fila e serão chamados quando estiverem aptos ao procedimento.

No momento, 870 pacientes, com agendamento para 1.700 olhos, estão realizando os exames pré-operatórios. Outros 240 não foram localizados. Por isso, a Secretaria está realizando uma busca ativa para convocar esses pacientes. As Unidades Básicas de Saúde vão afixar em suas áreas de recepção a lista com os nomes dos pacientes inscritos para o mutirão e, além disso, os agentes de saúde percorrerão os endereços informados pelos pacientes para tentar localizá-los.

“A nossa maior preocupação são esses pacientes não localizados, pois são pessoas que estão precisando fazer a cirurgia e que acabaram mudando de telefone, e por falta de informação não estão buscando a sua unidade de saúde. Então pedimos para que as pessoas informem as outras sobre o mutirão”, afirmou o secretário de saúde, Aldenis Borim.

O mutirão está sendo realizado por convênio com a Santa Casa e outros cinco parceiros. Os pacientes selecionados estão sendo convocados por telefone. Atualmente, existe uma demanda reprimida para essa cirurgia em Rio Preto, com filas de espera de até seis meses, filas que o mutirão pretende eliminar.

Interessados em realizar a cirurgia de catarata pela rede pública municipal devem procurar inicialmente uma unidade básica de saúde, onde passará por consulta com o clínico geral. Depois, havendo a necessidade, o paciente será encaminhado ao oftalmologista, no Centro Médico de Especialidades, ou nos demais prestadores de serviços. Com a confirmação do diagnóstico, o paciente entra na fila.

Clique no link abaixo e veja a relação de pacientes que estão na fila, mas ainda não foram encontrados para realizar a cirurgia.
Lista de pacientes incluídos no multirão da cirurgia de catarata sem contato telefônico