Nascente recebe plantio de árvores no Dia da Água

Alunos de escolas de Rio Preto e Itajobi plantaram 30 mudas no entorno do olho d´água que fica no lago II da Represa

22 de março de 2019

Cerca de 60 alunos da rede pública de ensino de Itajobi e de Rio Preto plantaram 30 mudas de árvores na Nascente Modelo do Lago II da Represa Municipal, na manhã desta sexta-feira, dia 22, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A ação promovida pela da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo integra o Programa Município VerdeAzul na Diretiva de Estrutura e Educação Ambiental, que visa uma articulação entre Itajobi e São José do Rio Preto.

O evento contou com a presença do prefeito, Edinho Araújo que além de participar do plantio ainda falou com as crianças sobre a importância da arborização, do cuidado com a água e outros recursos naturais. “É o que fazemos hoje que vai garantir a nossa sobrevivência e das outras gerações no futuro. Temos que ser o exemplo e cada um fazer a sua parte”, destacou o prefeito.

Essa interação colaborativa na área ambiental entre Rio Preto e Itajobi começou no ano passado. Num primeiro momento foi realizada uma oficina sobre “Arborização Urbana” no município de Itajobi no ano de 2018, ministrada pelo engenheiro agrônomo Otton Garcia de Arruda e pela Secretária Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto, Kátia Penteado Casemiro.

Kátia que também participou do plantio enfatizou que a ação no local é contínua, relembrando que o cuidado com a nascente começou no ano passado e deve continuar ao longo dos anos ajudando a prover água limpa à represa. “Essa gestão acredita na ação conjunta, coletiva e por isso fizemos uma parceria com Itajobi onde conseguimos aumentar essa ciranda de ação, de conhecimento e de educação ambiental na região. É muito importante ensinar preservação e recuperação do meio ambiente às novas gerações”, pontuou a Secretária.

Nascente Modelo

A Represa Municipal é um dos principais mananciais do município e contribui com cerca de 25% da água potável distribuída para a cidade. Uma ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e parceiros está recuperando uma nascente, que já começa a contribuir com a abastecimento do Lago II da Represa. A nascente foi descoberta recentemente e se encontrava totalmente deteriorada. Lama, lodo, matéria orgânica e detritos obstruíam a mina d´água de brotar e, assim, contribuir com água limpa para rio Preto. No dia 5 de agosto de 2018, foi iniciada sua recuperação e hoje, graças a esse trabalho, a nascente foi classificada como modelo e está sendo utilizada nas atividades de educação ambiental através das visitas monitoradas na Represa. O objetivo é levar os estudantes compreender a importância da nascente e a necessidade da sua preservação. Num próximo encontro, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Rio Preto irão ao cemitério público de Itajobi prestar orientação para arborização e construção dos “Espaço Árvore”.

Josy de Sá