Neste domingo, o “1º Pop Rua Jud” oferece apoio a moradores em situação de rua

Prefeitura participa com a Emurb e cinco secretarias envolvidas na ação realizada em parceria com o Poder Judiciário

11 de novembro de 2022

Em parceria com o Poder Judiciário, a Prefeitura de Rio Preto participa de mais uma iniciativa em assistência a moradores em situação de rua. Neste domingo, 13/11, o governo municipal marcará presença no 1º Pop Rua Jud, a partir das 8h, no Centro Pop, localizado à rua Jordão Reis, 01 – Centro.

Serão oferecidos diversos serviços a cidadãos que se encontram nessa situação. Estão envolvidas na ação as secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, além da Empresa Muncipal de Urbanismo (Emurb) e a Empro Tecnologia e Informação.

Uma equipe do Poupatempo estará no local para regularizar documentação pessoal dos interessados. A ação terá ainda o reforço de diversas outras instituições, que se uniram em torno da proposta.

Atendimentos oferecidos:
Poupatempo: regularização de documentos pessoais

INSS: consulta a benefícios

Pronto Atendimento Psicológico: com psicólogas da Vara da Infância e
Juventude e universidades parceiras (UNIP e UNORTE)

Orientação Jurídica: verificação de documentos para ingresso de ações no judiciário; pedidos de benefícios; regularização de documentos; preparação imediata de petições para salvaguardar direitos urgentes.

Consultório de Rua: Atendimento médico

Atividades Restaurativas de Inclusão – Justiça

Missa por meio da Diocese de Rio Preto: Bispo dom Antônio Emídio Vilar vai celebrar a missa

Serão ofertados também: almoço, banho solidário, banho aos animais de estimação e lavanderia.

Instituições participantes:
Prefeitura: Emurb e secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Justiça (Vara da Infância e Juventude)

Defensoria Pública

Ministério Público

Caixa Econômica Federal

Pastoral do Povo de Rua

UNIP

UNORTE

Diocese

Poupatempo

Acirp

INSS

Harmonia do Ser (espaço terapêutico a fim de resgatar o bem-estar)

Comunidade Só Por Hoje

Lar São Francisco de Assis

Instituto As Valquírias

Na ação coletiva “Banho de Gato”, serviço oferecido tem o objetivo de para melhorar as condições mínimas das pessoas em situação de rua através da distribuição de produtos de higiene.

Texto: Thayla Azevedo/Secretaria de Assistência Social