Novo sistema facilita cadastro para castração e denúncia de maus-tratos

Formulários agora podem ser preenchidos totalmente on-line, sem a necessidade de downloads

9 de outubro de 2023
Cachorro recebe medicação como parte do processo de castração

A Secretaria do Bem-Estar Animal de São José do Rio Preto disponibilizou um novo sistema de cadastro para os serviços oferecidos pela pasta: a partir de agora, quem quiser colocar um animal de estimação na fila da castração ou realizar uma denúncia de maus-tratos pode preencher os formulários totalmente online.

“Antes, a pessoa entrava e tinha que fazer o download do documento, para ser preenchido e anexado novamente. Mas isso acabava dificultando, até porque alguns celulares não conseguiam baixar o formulário. Agora, o formulário está disponível para preenchimento diretamente no site, o que agiliza o processo de cadastro”, explica a secretária da pasta, Cláudia De Giuli.

Outra mudança importante é que um único formulário pode ser utilizado para indicar diversos animais a serem castrados. “O proprietário ou tutor de vários animais tinha que fazer um formulário para cada um deles. Agora, a pessoa pode colocar todos em um único requerimento”, detalha a secretária.

A requisição pode ser feita diretamente no portal da Prefeitura de Rio Preto, por meio da carta de serviços (veja os links abaixo). Para abrir a solicitação, é necessário ter cadastro ativo no Portal do Cidadão. Novos cadastros podem ser feitos com o CPF e email do solicitante.

Fila de castração

Além dos eventos específicos para a castração de cães e gatos, o município mantém uma fila de espera unificada e permanente pelo serviço. Após fazer o cadastro pelo site, o munícipe deve ficar atento, aguardando o contato da equipe do Bem-Estar Animal. Esse contato é feito por telefone ou pelo aplicativo WhatsApp. O serviço é gratuito e o proprietário ou tutor precisa arcar apenas com as medicações do pós-operatório, que são de baixo custo.

Serviços

Esterilização de cadelas, cães, gatas e gatos (castração)

Requisitos
O animal deve ser oriundo do município e o proprietário/tutor também deve ser residente no município. Animais que passarão pelo procedimento devem ter idade mínima de 6 meses e máxima de 6 anos, 11 meses e 29 dias. Serviço gratuito.
Link: https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/esterilizacao-de-cadelas-caes-gatas-e-gatos/

Denúncia de maus-tratos contra animais

Requisitos
Qualquer pessoa poderá registrar denúncia referente a maus-tratos contra animais animais. O denunciante pode anexar imagens da ocorrência.
Link: https://www.riopreto.sp.gov.br/servico/denuncia-maus-tratos-animais/

Texto: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa / Pref. Rio Preto