Núcleos de Artes e Cultura reabrem com quase 2 mil alunos

Inscrições para mais de 800 vagas remanescentes serão abertas a partir desta quinta, 20/01

20 de janeiro de 2022

Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura, mantidos pela Secretaria de Cultura de Rio Preto, retomaram suas aulas, de forma presencial, na última segunda-feira, dia 17/1, para quase 2 mil alunos. Como ainda há vagas remanescentes, as inscrições serão reabertas entre os dias 20/1, quinta-feira e 31/1, última segunda-feira do mês. São oferecidas 873 vagas para cursos de diversas modalidades artísticas, todos com início de aulas previsto para o dia 1º de fevereiro, de forma presencial.

As inscrições podem ser realizadas de forma presencial, por meio de uma ficha unificada, que deve ser preenchida diretamente na sede do Núcleo no qual o aluno tenha interesse (endereços abaixo), ou no formato online, no portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br/nac. Podem se inscrever crianças a partir de sete anos até idosos, sem limite de idade. Todos os cursos são gratuitos.

São oferecidas vagas em diversos cursos nas modalidades Artes Plásticas, Cultura Hip-Hop, Dança, Literatura, Música e Teatro. São diversas turmas, níveis, horários que vão proporcionar oportunidade aos rio-pretenses de descobrir ou aprimorar aptidões artísticas.

Balanço inscrições
De acordo com a coordenação dos Núcleos, a primeira etapa de inscrições e rematrículas somou 1.200 novas inscrições e 784 rematrículas. As aulas do semestre tiveram início na última segunda-feira, dia 17/1, com 1984 alunos inscritos.

Há ainda disponível quase 900 vagas em diversos cursos, porém há cursos com vagas lotadas e com lista de espera, como é o caso de algumas turmas de Artes Plásticas e Balé; e todas as turmas de Dança de Salão e Canto Coral, por exemplo.

Linguagens Artísticas
Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (Aquarela, Pintura em Tela e Desenho de Observação); Cultura Hip-Hop (Breaking e Rap); Dança (Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Sapateado, Street Jazz e Jazz); Literatura.(Sarau Literário e Escrita Criativa); Música (Bateria, Canto Coral, Instrumentos de Sopro, Piano, Teclado, Teoria Musical, Viola Caipira, Violão, Violino e Violoncelo) e Teatro (Infantil/Juvenil/Adulto e Dramaturgia Cênica).

Os Núcleos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura são: a Casa de Cultura Dinorath do Valle (Artes Plásticas, Dança, Literatura, Teatro, Música), Roberto Farath (Artes Plásticas e Música), o Teatro Municipal Nelson Castro (Teatro), CEU das Artes Aristides dos Santos (Dança, Cultura Hip-Hop – Breaking e RAP, Música) e Núcleo Santa Cecília (Dança e Música). Para o ano de 2022, a Secretaria de Cultura planeja abrir dois novos Núcleos, nas regiões de Engenheiro Schmitt e Talhado.

Vagas e cursos
Há vagas ainda para este primeiro semestre de 2022 em alguns dias, horários e turmas nos cursos de Artes Plásticas, Balé I e II, Dança Contemporânea I e II, Jazz I e II, Literatura – Escrita Criativa e Sarau Literário, Sapateado Iniciante e Intermediário, Teatro Infantil, Juvenil e Adulto Intermediário e Avançado, Teatro – Dramaturgia Cênica; Canto Coral; Desenho de Observação; Sopro: Saxofone Iniciante, Trompete/Trombone, Clarinete, Flauta Transversal, Saxofone Alto, Saxofone Tenor; Teoria Musical; Violão Clássico, Caipira e Popular; Violino, Violoncelo; Breaking e Rap. A lista completa com dias, horários, cursos e turmas disponíveis está no endereço online: https://www.riopreto.sp.gov.br/nac/ , ou pode ser consultada nas sedes dos Núcleos, presencialmente (endereços abaixo).

Objetivos
O objetivo dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura é a formação, em diferentes graus, de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pela modalidade, de forma livre, de acordo com seu gosto. O segundo objetivo é formar pessoas de maneira mais continuada. Existe uma integração entre os estágios e planos de aula, também entre os cursos e instrutores responsáveis por elas.

A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade. Trata-se de uma política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade.

Protocolos
As aulas presenciais, suspensas por mais de 18 meses, foram retomadas no semestre passado, seguindo protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras e álcool gel, higienização frequente dos espaços, instrumentos musicais e materiais de aulas. Os protocolos continuam sendo seguidos também em 2022 e agora incluem apresentação do comprovante de vacinação (esquema vacinal completo, de acordo com cada faixa etária) para todos os alunos acima de 12 anos.

Inscrições presenciais – Endereços dos Núcleo de Artes:
Casa de Cultura Dinorath do Valle
Segmentos artísticos: Artes Plásticas, Dança, Literatura, Música, Teatro
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 120 – Chácara Municipal (ao lado do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto)

Teatro Municipal Nelson Castro
Segmentos artístico: Teatro
Endereço: Avenida Feliciano Salles Cunha, 1020 – Jardim Aeroporto
Horário de funcionamento: 08h às 12h – 13h às 17h

Núcleo Municipal de Artes e Cultura Roberto Farath
Modalidades: Artes Plásticas, Música
Endereço: Rua Elias Gabriel, 458 – Jardim Soraia

Núcleo Municipal de Artes e Cultura CEU das Artes Aristides dos Santos