Número de exames de ultrassom aumenta 40% na rede municipal

Ampliação é decorrente da aquisição de dois aparelhos no Hospital Dia

30 de abril de 2019

Desde a aquisição de dois aparelhos de ultrassom para o Hospital Dia/Centro de Diagnóstico, em 27 de fevereiro, a oferta do número de exames aumentou 40%. Antes, o local contava com três aparelhos, que ofertavam uma média de 1.800 exames por mês. No mês de abril, com os cinco aparelhos funcionando, foram ofertados 2.500 exames.

Nesta terça-feira, 30 de abril, a paciente Sandra Fernanda Picolo, de 48 anos, realizou dois procedimentos: ultrassom de abdômen e de mama. Ela, que é técnica de laboratório, passou em consulta na Unidade Básica de Saúde do Parque Industrial, onde o médico solicitou os exames. “Faz vinte anos que não tenho convênio médico. Quando preciso utilizar a rede pública de saúde, sou sempre bem atendida”, afirmou.

Novos Equipamentos de Ultrassom. 30/04/19. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

Os novos aparelhos foram adquiridos com recursos do município, no valor de R$ 353 mil, sendo um de R$ 157 mil e outro de R$ 196 mil. Ambos possuem tecnologia de ponta, inclusive, com capacidade para realizar o exame de elastografia hepática, que antes não era realizado pela rede. O exame é grande aliado na investigação e acompanhamento de doenças do fígado, evitando a realização de biópsia para diagnóstico e acompanhamento de hepatopatias crônicas. Atualmente, são realizados 40 exames de elastografia por mês.

Centro Diagnóstico/Hospital Dia
O Centro Diagnóstico/Hospital Dia é referência municipal para os serviços de diagnósticos, como eletroencefalograma, endoscopia, holter, doppler, colonoscopia, teste ergométrico, ecocardiograma, espirometria, eletrocardiograma com laudo e diversos tipos de ultrassom. Também são realizadas pequenas cirurgias e acupuntura.