Obras da Rodoviária serão aceleradas no primeiro semestre

Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, fez visita técnica ao local, que passa por reforma e revitalização

6 de janeiro de 2023

A reforma e revitalização da Rodoviária e do Shopping Azul seguem a todo vapor em Rio Preto. Nesta sexta-feira (6), o prefeito Edinho Araújo esteve no local para visita técnica. Secretários municipais e representantes da empresa responsável pela obra acompanhar a vistoria.

A obra prevê investimento total de R$ 16.886.731,03, com expectativa de conclusão para março de 2023. O secretário de Obras, Israel Cestari, informa que o cronograma está sendo cumprido. “Depois da entrega, partimos para a fase da instalação das empresas, salas VIP, bilheterias e restaurantes. Isso vai mais um tempo. A previsão é estarmos em obras neste semestre.”

A construção abrange 9.788,00 metros quadrados, sendo 3.720m² no pavimento inferior, 3.513m² no pavimento térreo e 2.555m² no pavimento superior, área que irá abrigar os lojistas do Shopping Azul. A ordem de serviço foi assinada em junho de 2022.

“Historicamente, é a maior de todas as reformas, e culminará em uma Rodoviária moderna, integrada ao terminal urbano, à estação ferroviária, ao calçadão, tudo planejado, com acessibilidade adequada, conforto. A nova Rodoviária estará à altura de Rio Preto”, afirma o prefeito.

Foram usadas três fontes de recurso: R$ 7.720.002,44 (contrato de financiamento 0410685-53/Mobilidade Urbana), R$ 2.865.000,00 (contrato OGU 887645/2019 – Ministério do Turismo/Emenda Parlamentar) – e R$ 6.301.728,59 (recursos próprios do município).

Todos os pavimentos passam por melhorias. O embarque e desembarque de passageiros acontece no subsolo, que terá acesso restrito aos passageiros, por meio de catracas. Neste local, serão instaladas as salas VIP, para que usuários possam aguardar os ônibus com mais conforto.

Serão 13 plataformas, operadas por 28 empresas e 12 salas VIP, além de terminais de carga. O acesso ao piso superior será feito por elevador panorâmico – serão três com capacidade para até nove pessoas cada – ou por meio de escadarias.

No térreo, acesso principal pela rua Pedro Amaral, a entrada foi ampliada, ganhando acessibilidade, funcionalidade e mais praticidade. Serão 25 boxes para a venda de passagens, 11 lanchonetes, um Posto de Informação Turística (PIT), uma sala administrativa da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) e a nova unidade do Procon. Todos os lojistas receberão um caderno de padronização das fachadas com as sugestões de layouts.

O pavimento superior ganhou nova cobertura. A estrutura será metálica e com desenho que permite aproveitamento maior da luz e do vento, mais sustentável, com economia de energia elétrica. Com a nova cobertura, serão realocados os 164 comerciantes do Shopping Azul, que atualmente recebem o público consumidor em estruturas montadas na praça Leonardo Gomes, ao lado do terminal urbano.

A falta de vagas de estacionamento também será equalizada com a reforma. O antigo terminal urbano – que funciona temporariamente como Rodoviária – terá, após a reforma, um estacionamento público com capacidade para, ao mínimo, 50 veículos. Serão criadas ainda 17 vagas de parada rápida na rua Pedro Amaral. Após a conclusão da reforma, o terminal utilizado atualmente como rodoviária receberá apenas viagens suburbanas – para destinos que ficam até a 100 quilômetros de distância.

Além disso, o entorno vai ganhar melhorias, já que as ruas Voluntários de São Paulo e Pedro Amaral serão transformadas em vias compartilhadas, ambas valorizando o pedestre e a segurança no trânsito. Serão alargadas com a implementação de áreas verdes e lugares de descanso, assim como o projeto que contemplou ruas do quadrilátero da região Central de Rio Preto.

Além do secretário Israel Cestari, acompanharam a visita o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza, e o presidente da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), Rodrigo Juliano.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto