Oficina incentiva reflexão sobre a vivência de mulheres

A ação foi realizada nas unidades da Secretaria de Assistência Social

9 de novembro de 2023

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidadania e Centro de Convivência da Família (CCF) Solo Sagrado receberam nesta quinta-feira, dia 9, o projeto “Entrecortadas:   entre   tecidos   e   tessituras”.  A ação, voltada ao público feminino, foi mediada por Mariana Reis, que é poeta e assistente social, e Anna Magalhães, arte-educadora e multiartista. Este é um dos trabalhos contemplados pela Lei Nelson Seixas em 2023, de fomento à produção cultural do município.

Participaram da atividade cerca de 25 pessoas em cada unidade que puderam, através da oficina de escrita, unir a oralidade com outros sentidos produzidos pela arte manual, cortando tecidos e costurando histórias. Uma forma de estimular reflexões sobre as opressões, violências, cicatrizes e dores que “entrecortam” os corpos de mulheres diariamente.

A atividade chama a atenção para as questões de gênero, raça/etnia existentes na sociedade, nos diferentes espaços e territórios. As mulheres que participaram das atividades ganharam um exemplar de “Entrecortadas”, que aborda passagens de violência e abuso. “O livro foi escrito no formato de cartas-poemas para acolher a história, a memória e a coragem dessas mulheres que a vida colocou na minha travessia”, conclui a autora Mariana Reis.

Texto: Secretaria de Assistência Social
Foto: Bruno Carvalho/Pref. Rio Preto