Oito animais ganham novo lar durante evento

Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto mantém campanha permanente de adoção

6 de fevereiro de 2023

Oito animais que estavam sob tutela da Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto foram adotados em evento no domingo (5). Entre os pets que ganharam um novo lar estão dois adultos e seis filhotes, entre cães e gatos.

“O saldo foi muito positivo, pois ao conseguir tutores para os animais recolhidos pela secretaria há liberação de vagas para continuidade do serviço. Além disso, foi possível mostrar o trabalho que fazemos todos os dias na cidade”, afirma a secretária do Bem-estar Animal, Cláudia De Giuli. Nos últimos dias, por causa de ocorrências de abandono e maus-tratos, a capacidade de abrigo estava no limite.

A pasta acolhe animais vítimas de maus-tratos e de atropelamento. Nesse último caso, desde que não tenham tutor. Caso necessitem de tratamento veterinário, os cães e gatos ficam no Hospital Veterinário da Unirp, por meio de convênio com município, até se recuperarem e estarem saudáveis e disponíveis para adoção. Se o animal não precisar intervenção especial, ele fica no Bem-estar Animal, em espaço que funciona no prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Entre os animais adotados no domingo, estão um gato adulto e quatro filhotes, e uma cadela adulta e dois cãozinhos. “Um dos gatinhos é cego de um olho, então foi uma adoção especial, muito bonita”, diz Cláudia. Adoções especiais são quando pets deficientes ou doentes conseguem um lar.

Os novos tutores são acompanhados pelo Bem-estar Animal e esporadicamente podem receber visitas das equipes, com o objetivo de verificar o espaço destinado ao animal na residência ou apartamento, assim como condições de higiene, alimentação e cuidados com o pet. “Como sempre frisamos, é preciso planejar a entrada desse um novo membro na família, pois os cuidados demandam tempo e dinheiro”, fala a secretária.

Janeiro

Além dos números do evento de domingo, a Secretaria do Bem-estar Animal havia finalizado 25 processos de adoção em janeiro deste ano, sendo 19 cães e 6 gatos, entre adultos e filhotes. A pasta mantém cronograma para campanhas de adoção com, pelo menos, duas edições mensais fixas: uma no Pet Park e outra no prédio do CCZ.

Para adotar um pet, porém, não é preciso esperar nova edição. É possível dirigir-se ao Bem-estar Animal, no prédio do CCZ, portando documento pessoal e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O endereço é Avenida Projetada 2, 1.721, Setsul. Mais informações pelo telefone: (17) 3231-9273.

Texto: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação
Fotos: Divulgação