Patrulha Agrícola ganha trator esteira e amplia capacidade de atendimento

Frota e equipe também atendem pequenos produtores rurais na mecanização da lavoura

30 de outubro de 2023
Patrulha Agrícola ganha novo Trator Esteira

A Prefeitura de São José do Rio Preto fez na tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a entrega de um trator esteira à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O equipamento, cujo valor foi R$ 1.290.000,00, irá integrar a frota da Patrulha Agrícola, serviço municipal que dá assistência ao pequeno e médio produtor rural na mecanização de suas lavouras e também permite o serviço de manutenção e reparação das estradas rurais.

“Um equipamento importantíssimo, adquirido após um planejamento da Secretaria de Agricultura de Rio Preto, que conhece de perto a necessidade de cada produtor rural”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

De 2022 até o momento, a Patrulha já fez a manutenção de 182 km de estradas rurais rio-pretenses, iniciativa essencial para locomoção da população residente na região rural e escoamento da produção de alimentos oriundos da agricultura familiar.

A expectativa é que a capacidade de atuação seja ampliada com o novo equipamento.

“O equipamento veio para complementar o trabalho já realizado pela Agricultura, que é resgatar o atendimento da zona rural, melhorando o caminho que os produtores passam para entregar as mercadorias em Rio Preto”, pontuou o secretário Pedro Pezzuto.

O recurso para aquisição do trator esteira foi autorizado pelo então governador Rodrigo Garcia e liberado pelo atual governador Tarcísio de Freitas, contando com a intermediação do deputado estadual Itamar Borges para efetivação do repasse.

O deputado estadual Itamar Borges disse que o trabalho continua para melhorar ainda mais o setor da agricultura. “Vamos continuar caminhando, sempre em busca do melhor para São José do Rio Preto.

Atualmente, a Patrulha Agrícola é composta e veículos, máquinas/equipamentos e implementos agrícolas.

Os tratores e demais equipamentos que compõem a frota da Patrulha Agrícola viabilizam a execução de serviços como: aração, gradagem pesada (rome), gradagem leve, subsolagem, terraceamento, pulverização, distribuição de calcário, adubo e sementes, semeadura, cultivo e adubação, roçada, colheita e ensilagem, serviços de plaina e pé, entre outros.

Os equipamentos podem ser contratados, a preços mais acessíveis que os de mercado, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento e nas subprefeituras de Talhado e Schmitt.

Participaram do ato os subprefeitos Ronaldo Oliveira (Talhado), Jeferson Marascalqui (Engenheiro Schmitt), o secretário de Segurança Pública Jean Charles é o presidente da Emcop, Pedro Nimer.

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Telefone: (17) 3232 0016
Subprefeitura de Engenheiro Schmitt – Telefone:(17) 3808 1101