Patrulha Agrícola ‘loca’ máquinas e implementos a pequenos produtores

10 de janeiro de 2019

Pequenos e médios proprietários rurais de São José do Rio Preto e dos distritos de Schmitt e de Talhado podem contar com a Patrulha Agrícola, um serviço administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Em 2018, foram mais de 200 atendimentos em propriedades rurais, além da gestão do projeto de recuperação de estradas rurais.

Criada em 2001, a Patrulha promove a mecanização agrícola das pequenas propriedades, dando ao pequeno produtor o apoio necessário aos trabalhos em sua propriedade.

O serviço consiste na disponibilização de máquinas e implementos a custos mais acessíveis que os de mercado, conforme regulamentação pelo decreto 11.214/2001.

Tratores e demais equipamentos compõem a frota, que viabilizam a execução de serviços como: aração, gradagem pesada (rome), gradagem leve, subsolagem, terraceamento, pulverização, distribuição de calcário, adubo e sementes, semeadura, cultivo e adubação, roçada, colheita e ensilagem, serviços de plaina e pé, entre outros.

O uso dos equipamentos e serviços devem ser previamente agendados. Para ter acesso ao serviço, o produtor deve solicitar a locação dos equipamentos aos técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e também nas subprefeituras de Talhado e de Schimitt.

Após assinatura de Termo de Compromisso por parte do solicitante, os equipamentos são liberados para operação por profissionais da Prefeitura, sob a supervisão técnica de engenheiro agrônomo do quadro municipal. O pagamento do serviço é determinado após o cálculo das respectivas horas/máquina utilizadas.

A Patrulha Agrícola pode ser contratada nos seguintes locais:

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
Telefone 3232-0016