Patrulha Maria da Penha já está em ação

Medida de proteção à mulher agredida foi lançada nesta segunda-feira

9 de março de 2020

Num evento concorrido com presença de autoridades da Prefeitura de Rio Preto e do Poder Judiciário, foi lançado na manhã desta segunda-feira, 9/3, no Parque Tecnológico, um esperado serviço de proteção à mulher, a Patrulha Maria da Penha. Trata-se de um trabalho conjunto da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Delegacia da Mulher, Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres e Núcleo de Atendimento de Violência Doméstica, que podem ser acionados a qualquer momento no caso de agressão familiar.

Os patrulheiros, num total de 11 guardas municipais com perfil para este atendimento, vão acompanhar e proteger a mulher vítima de violência doméstica, sendo acionados pelo número 153.

Com a presença do prefeito Edinho Araújo, da primeira-dama Maria Elza e do diretor da Guarda Civil Silvio Pedro da Silva, a cerimônia contou também com a participação dos juízes Evandro Pelarin (Infância e Juventude) e Glaucia Véspoli (Anexo da Mulher), dos secretários municipais Maureen Leão Cury (Mulher), Amaury Hernandes (Trânsito), Kátia Penteado (Meio Ambiente), Patricia Lisboa (Assistência Social), Sueli Petronilia (Educação), Fabiana Zanqueta (Habitação), Celso Tucci (Gestão Pública), representantes das secretarias de Saúde e do Trabalho, da OAB Rio Preto, vereadores Renato Pupo, Karina Caroline (autora da lei que cria a patrulha) e Jean Charles
Serbetto, delegado José Silas dos Santos, comandante Fábio Rogério Cândido (CPI-5), entre outros.

Iniciando os discursos, a agente da GCM e coordenadora da patrulha, Fábia Suaide, explicou o funcionamento da equipe, apresentando seus integrantes ao público. “A patrulha vem com o intuito de servir, atender e proteger a mulher vítima de violência, trabalhando com medidas protetivas, romper o ciclo de violência. Vamos verificar isso na casa da vítima, pedir ajuda à Secretaria da Mulher que tem mecanismos de proteção como a Casa Abrigo e ao Anexo Judiciário da Mulher, no Fórum. O Anexo tem um programa que trabalha o agressor; queremos fazer tudo para que a mulher se livre dessa violência e preserve a família,”disse Fábia.

A juíza Glaucia disse estar vivendo uma das datas mais importantes da sua vida. “Rio Preto sai na frente de tanta coisa. Vejam a Casa Abrigo (da Secretaria da Mulher) e seu processo de acolhida! Agora vem o desafio da patrulha. Vencer o ciclo de violência é mais uma atitude de família do que se justiça. É muito alentador. Essa equipe corajosa vai ao local ver a situação da família; a sensação é que tem gente olhando estas mulheres sofridas. Isso é a cara da segurança pública,” afirmou.

A secretária Maureen fez um breve retrospecto da caminhada rumo aos direitos e políticas para mulheres, desde o dia que foi convocada pelo prefeito Edinho para tratar das questões do feminino.” Chegamos até aqui graças a uma rede de atendimento à mulher criada pela Secretaria e azeitada com parcerias fantásticas, como o Anexo Judiciário da Mulher,” afirmou.

A autora da lei municipal 348, Karina Caroline, que criou a Patrulha, lembrou que outras cidades já estão à procura do modelo de Rio Preto. “É um serviço completo que vai servir de referência,” disse.

O prefeito Edinho lembrou o empenho do desembargador Pereira Calças (presidente do Tribunal de Justiça do Estado) e do juiz Evandro Pelarin o âmbito judiciário. “São atores em favor de uma causa, de uma cidade cada vez mais segura, juntos em prol de uma sociedade mais civilizada,” disse o prefeito.

Telefones úteis
Patrulha Maria da Penha – 153