Plano Municipal de Cultura: escuta virtual estará aberta até 1/11

Rodada de audiências públicas foi concluída; escuta virtual completa ciclo de coleta de ideias e reivindicações

26 de outubro de 2023

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) concluíram a rodada de audiências públicas que percorreu, durante 10 meses,  as dez regiões no município para ouvir a população e reunir ideias e reivindicações para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC). A última audiência foi realizada em 19/10, na região Pinheirinho.

As audiências começaram em janeiro último e, mês a mês, passaram por todas as regiões. Além do Pinheirinho, passaram pela Represa, HB, Cidade da Criança, Central, Schmitt, Talhado, Vila Toninho, Bosque e CEU.

As audiências públicas nas regiões da cidade integram, assim como a escuta virtual que ainda está aberta (veja abaixo como participar), a construção coletiva do PMC, instrumento de política pública que norteará o setor no município pelos próximos 10 anos, transformando-se em lei municipal.

Escuta virtual

Objetivando complementar e ouvir também os que não puderam comparecer às audiências presenciais, foi aberta uma escuta virtual, em que qualquer morador de Rio Preto pode depositar suas reflexões, propostas e visões para o setor cultural.

O questionário e todo o conteúdo desenvolvido até agora para o Plano Municipal de Cultura estão disponíveis no link: riopreto.sp.gov.br/planodecultura . O questionário estará aberto até o dia 1/11.

Após o fim da escuta, a Comissão de Elaboração do PMC se reunirá para compilar as coletas das audiências e da escuta e para formatar o documento do plano, que será apresentado em audiência pública na Câmara Municipal, em dezembro. O Plano aprovado será transformado em projeto de lei e posto em votação na Câmara Municipal.

Plano de Cultura

O Plano Municipal de Cultura (PMC) é um instrumento de planejamento estratégico, de duração decenal, que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura – SMC. Tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo para a proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.

Os Planos Municipais de Cultura darão consistência ao Sistema Nacional de Cultura e constituem-se num instrumento fundamental no processo de institucionalização das políticas públicas de cultura no país.

Um vídeo informativo sobre o que é o Plano Municipal de Cultura de São José do Rio Preto está disponível no site do PMC (riopreto.sp.gov.br/planodecultura).

Texto: Josy Mariano de Sá/Secretaria de Comunicação