Prazo para inscrição do Conselho Afro termina nesta terça, 31

Podem participar cidadãos com mais de 18 anos e que se enquadrem em um dos segmentos

30 de outubro de 2023

Cidadãos interessados em disputar uma cadeira no Conselho Municipal Afro (CMA) de São José do Rio Preto para o biênio 2023-2025 têm até esta terça-feira, dia 31 de outubro, para se inscrever na disputa. Serão 14 vagas para membros titulares e seus respectivos suplentes. O pleito está previsto para o dia 11 de novembro, sábado, das 9h às 17h, na sede da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial.

Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos, pertencer/representar um dos segmentos em disputa, aceitar o uso de imagem para divulgação da candidatura e ser morador de São José do Rio Preto. Os segmentos são Organização Geral do Movimento Negro (duas vagas), Juventude (duas), Trabalhadores (duas), Mulheres (duas), Ensino e Pesquisa (duas) e personalidades notoriamente reconhecidas no âmbito das relações raciais, com quatro vagas. O formulário para inscrição pode ser conferido no link abaixo.

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO

Intermediação

O presidente do CMA, Darok Viana, destaca a relevância do processo de escolha de representantes da sociedade civil. “O Conselho Municipal Afro tem avançado muito ao longo dos últimos anos e é responsável pela intermediação entre a sociedade civil e o poder público. Ressalto a importância desse momento para participação daqueles que têm interesse no avanço da igualdade social em nosso município e principalmente das pessoas negras que têm interesse em participar na construção das políticas públicas e na defesa de seus direitos.”

Para participar da votação, no dia 11 de novembro, é preciso ter mais de 16 anos e portar documento com foto e comprovante de residência. Conforme o cronograma do edital, entre os dias 1 e 2 de novembro, a comissão eleitoral analisa as inscrições e, no dia 3, ocorre a publicação das inscrições deferidas e indeferidas. Após o período de contestação e recurso – de 3 a 6 de novembro – a lista final de candidatos será divulgada no dia 7. Os nomes dos eleitos serão conhecidos no dia 15.

Mais informações sobre o processo eleitoral

Eleição Conselho Municipal Afro
Data: 11 de novembro de 2023