Pré-conferência sobre alimentação reúne associações e entidades sociais

Última reunião antes do evento será realizada amanhã (18) com arrecadadores e doadoreses

17 de maio de 2022

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto e o COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar realizaram na tarde desta terça-feira (17), no auditório do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, encontro com associações e entidades que operam a entrega de alimentos à população socialmente vulnerável, além de agentes do poder público e afins.

A reunião buscou identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelos parceiros e acolher sugestões de melhorias. Cerca de 80 pessoas participaram das discussões.

“Os desafios aumentaram por conta da demanda crescente e também dos custos dos alimentos. Apesar disso, todos os números demonstram que a assistência alimentar a quem mais precisa tem aumentado ao longo dos últimos anos”, destacou o secretário da pasta Pedro Pezzuto.

Dentre as principais ações de segurança alimentar e nutricional realizadas pela Prefeitura estão:

– A distribuição de cestas de legumes: 44 mil atendimentos mensais com cestas de legumes, frutas e verduras realizado pelo Banco Municipal de Alimentos, além de uma média de 92 instituições abastecidas com gêneros alimentícios;

– A distribuição de cestas básicas: 1.600 unidades distribuídas mensalmente via CRAS;

– A subvenção social de R$ 120 mil por ano destinada ao Restaurante Bom Prato, que entre 2017 e 2021 serviu cerca de 445 mil refeições a preço popular;

– Alimentação Escolar com variedade de gêneros adquiridos do pequeno produtor, disponibilizada diariamente para quase 40 mil alunos da rede municipal de ensino.

Pré-conferências

A reunião com associações e instituições foi a segunda das três que estão sendo chamadas de pré-conferência. Os encontros antecedem a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Rio Preto em 26 de maio.

O primeiro encontro foi na última sexta-feira (13), com pequenos produtores envolvidos no fornecimento de alimentos ao município. Amanhã (18), às 9h, a terceira e última reunião, também no Recinto, será com arrecadadores e doadores de alimentos.

O objetivo é incentivar o diálogo entre os agentes que hoje participam das ações de segurança alimentar e nutricional. A expectativa é que isso favoreça as discussões propostas pela Conferência, cujos detalhes podem ser conferidos no site riopreto.sp.gov.br/confsan.

4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Data: 26 de maio de 2022
Hora: 7h45 às 17h
Local: Instituto de Pesca, na avenida Aberlado Menezes