Prefeito apresenta demandas de Rio Preto em Brasília

Edinho Araújo se reuniu com o vice-presidente e com ministra da Saúde

12 de julho de 2023
Prefeito Edinho Araújo durante encontro com o vice-presidente, Geraldo Alckmin

O prefeito Edinho Araújo se encontrou em Brasília nesta terça-feira, dia 11, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O chefe do Executivo rio-pretense aproveitou o encontro para solicitar dois investimentos federais para o município.

Uma das demandas é a instalação de sistema de microgeração de energia fotovoltaica para o Parque Tecnológico de Rio Preto, no valor de R$ 1.172.632,05, cujo projeto já foi elaborado pela Prefeitura. A outra foi a realização de estudos no sentido para a implantação de uma unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), como forma de fortalecer ainda mais o ecossistema de pesquisas, desenvolvimento e inovação.

Saúde

O prefeito também participou de audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima e apresentou reivindicações de melhorias para a saúde pública de Rio Preto. Na audiência estavam presentes os deputados Baleia Rossi e Itamar Borges e o secretário municipal de Saúde, André Baitello.

A habilitação do Pronto Socorro do Santo Antônio como UPA, reformas das UPAs Jaguaré e Norte e mais recursos de financiamento para a atenção básica foram os principais pontos discutidos.

A transformação da unidade do Santo Antonio em UPA representa um a possibilidade de ampliar o atendimento à população, bem como uma qualificação maior dos serviços prestados. Isso representaria um recurso financeiro mensal de R$ 235 mil que seriam repassados pelo ministério.

O prefeito Edinho Araújo solicitou do ministério recursos de R$ 10 milhões para as reformas dos prédios das UPAs Norte e Jaguaré que, juntas, atendem a quase 40 mil pessoas por mês , com mais de 70 mil procedimentos . “São dois projetos de grande importância para a saúde pública da cidade, para melhorar o atendimento à população através da adequação da estrutura existente”, disse o prefeito.

Outro pedido apresentado à ministra Nísia Trindade foi a liberação R$ 11,3 milhões de recursos para o custeio emergencial das ações da atenção especializada. Para a atenção básica, o prefeito reivindicou recursos específicos para novas equipes de saúde da família, para ampliar o atendimento na saúde bucal e para a compra de equipamentos para a informatização dos sistemas.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com a ministra e os técnicos do ministério. Todas as nossas reivindicações são importantes para que possamos continuar ampliando e melhorando o atendimento aos usuários do SUS”, disse o secretário André Baitello.

Prefeito Edinho Araújo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima

Texto: Ademir Terradas e Jaqueline Barros