Prefeito assina ordem de serviço para construção do Banco de Leite Humano

Novo prédio, na avenida Philadelpho, terá investimento de R$ 2 milhões e 10 meses de prazo para execução

2 de junho de 2023

O prefeito Edinho Araújo assinou nesta sexta-feira, 2/6, a ordem de serviço para construção do novo prédio do Banco de Leite Humano de Rio Preto, que será na avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, ao lado do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher – Caesm.

O prédio terá 379,44m2 de área construída, que contemplará dois consultórios de triagem, salas de coleta interna e externa, sala de preparo, salas de processamento e controle de qualidade, estoque, recepção e salas administrativas. O Banco de Leite também será climatizado, terá gerador de energia próprio e ambientes em conformidade com as normas de acessibilidade.

O investimento da obra é de R$ 2.050.000,00, com prazo de execução de dez meses. A construção ficará a cargo da empresa Octon Engenharia e Incorporação LTDA, vencedora do processo licitatório.

Durante a assinatura, realizada no Caesm, o prefeito lembrou que o serviço foi criado durante sua segunda gestão, em 2008, e homenageou às doadoras. “Esse serviço é fundamental para as crianças que necessitam de leite materno. Por isso, quero homenagear todas as mulheres que são doadoras de leite humano”, afirmou.

O secretário de Saúde, André Baitello, destacou a importância do leite materno. “É o principal alimento da criança nos primeiros meses de vida e aumenta a imunidade. Isso diminui a mortalidade e Rio Preto tem os melhores índices de mortalidade infantil do Brasil”.

Já a gerente do Banco de Leite, Celina Bonomo Theodoro, afirmou que o novo espaço proporcionará mais conforto às usuárias do serviço. “Muita coisa vai mudar, principalmente com a acomodação. A assistência será melhor e vamos conseguir captar mais leite, por isso, mais bebês serão atendidos”.

A assinatura da ordem de serviço também foi acompanhada pela equipe da Secretaria de Saúde e pelo presidente do Rotary Club Novo Cinquentenário, Vanderli Fernandes, e pelo governador do Rotary Distrito 4.480, Gerson Januário, além de outros representantes da entidade, que é parceira do Banco de Leite.

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano é um serviço da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, que conta com parceria do Rotary Club Novo Cinquentenário e Unimed Rio Preto, para captação de leite humano, pasteurização e doação aos bebês internados em UTIs neonatais.

O serviço foi fundado em 18/10/2008 e conta com 16 profissionais. Mensalmente, são realizados 470 atendimentos, que incluem também assistência às mães com dúvidas e dificuldades no aleitamento materno, entre outros.

Em média, 135 mulheres contribuem com o Banco de Leite, fazendo a doação de excedente de leite, todos os meses. O serviço coleta o leite e pasteuriza cerca de 150 litros por mês, que são doados às maternidades de Rio Preto.

Atualmente, o serviço funciona em prédio alugado, na Avenida dos Estudantes, nº 1.886 – Jardim Novo Aeroporto. O telefone é 3214-3422.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Fotos: Ivan Feitosa/ Pref. Rio Preto