Prefeito dá a largada para a Casa SP Afro Brasil em Rio Preto

Na mesma cerimônia, ele sancionou a Lei Aristides dos Santos, de homenagens à colônia negra

24 de outubro de 2022

Com o gabinete da Prefeitura lotado, mais de 50 pessoas entre babalorixás, sacerdotes, ialorixás, mães de santo, pais de santo, figuras sagradas dos terreiros de umbanda rio-pretense, o prefeito Edinho Araújo assinou uma Ordem de Serviço para construção da Casa SP Afro Brasil e ainda sancionou a lei que institui o Prêmio “Troféu Fidelidade Aristides dos Santos”. Os fiéis e dirigentes de terreiros estavam devidamente paramentados de branco, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias.

“Aqui é a casa de todos,” disse o prefeito. “Preservamos a história de luta do negro, luta forte, e o exemplo de Aristides dos Santos, imorrível, por isso sanciono esta lei hoje. Seu Aristides foi alma, ação, indignação, protesto. A obra e a lei se somam.Preservemos a história e o exemplo deste cidadão histórico,” disse o prefeito Edinho, sancionando a lei.

A assinatura ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24/10, às 10horas, no gabinete do oitavo andar da Prefeitura de Rio Preto. Presentes a secretária Maria Cristina Augusto (Mulher, Igualdade Racial), Conselho Municipal Afro, Darok Viana (presidente do Conselho Afro), funcionários do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR da Secretaria da Mulher, familiares de Aristides dos Santos (sua filha Silvina), vereadores Diego Mafhuz, Renato Pupo, Jean Charles Serbeto, secretários municipais Zeca Moreira (chefe de gabinete), Ângelo Bevilaqua (Empro), Mário Soler (Comunicação), Sérgio Issas (Obras), Jair Moretti (secretário de Governo), pastor Altair dos Santos, entre outros.

E ainda figuras de proa do universo afro rio-pretense, ativistas que se destacam pela luta incansável em prol da categoria, como a infatigável Mônica de Melo, costureira que confecciona com esmero os trajes ritualísticos dos grupos e o pai de santo Welber Rafael Maia, do terreno Ilê, Axé Abi Ajaguná (‘a casa de força que nasce do terreiro”). Entre os presentes, estava Deivid de Ogun, Associação Espírita Tenda Pai João de Aruanda), Pai Chico (Ilê ase ifaconile), entre outros religiosos representativos.

O projeto Casa SP Afro Brasil é um espaço multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista. O anúncio da entidade em Rio Preto foi feito pelo secretário executivo do Centro de Equidade Racial Ivan Lima, durante um Seminário Regional no dia 28/4.

“Fortalecer a luta pelo respeito integral e a legitimidade cultural como forma de resistência da população negra paulista,” disse Ivan.

O presidente Darok declarou que o Conselho está de portas abertas, sendo esse o primeiro passo para a oferta de serviços. “Elevar o contexto afro; combater o racismo; formar equipes para administrar a Casa Afro sempre em nome da equidade social,” disse.

Para a construção, R$ 765 mil são recursos do Governo do Estado; R$ 198.123,62 são recursos da prefeitura de Rio Preto com a doação do terreno para a construção da Casa SP Afro Brasil. A obra fica a cargo da R.A. C Construtora Ltda, de responsabilidade do engenheiro Rafael Casela, presente à assinatura da O.S.

A Casa Afro é um belo projeto arquitetônico, com várias finalidades, área verde, estacionamento, bicicletário, área de eventos, em área total de 1,2 mil m2.

As prefeituras indicam os terrenos e ficam responsáveis pelo custeio após a inauguração da Casa. Será instalada próxima do quarteirão do Hospital Dr. Domingo Braile, na Região Norte.

Texto: Cecilia Demian / Secretaria de Comunicação